Boulevard Shopping Camaçari promove live sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio, assunto tratado como prioridade de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que uma das formas de prevenir esse ato é falar sobre ele. Neste intuito, o Boulevard Shopping Camaçari promove neste domingo, 20, às 18h, uma live com a psicóloga Mirian Brito para esclarecer sobre saúde mental, principalmente em época de pandemia e de crise econômica geradas pelo novo coronavírus. A transmissão será feita no perfil do Boulevard no Instagram.

“É importante falar sobre suicídio e prevenção todos os dias, precisamos entender que as doenças emocionais vão sendo construídas à medida que não são tratadas nem observadas. Só há um despertar para o fato quando a saúde mental vira doença mental. Por isso, a necessidade de não esgotar o assunto. Falar sobre prevenção ainda é o melhor remédio”, destaca a especialista.

Segundo a OMS, uma média de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O maior percentual (79%) de casos é oriundo de países de média e baixa renda. Entre jovens de 15 e 29 anos, o suicídio é a segunda principal causa de mortes, ficando atrás dos acidentes de trânsito, inclusive no Brasil. Na Bahia, entre 2010 e 2017, foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Alguns dos principais fatores para os casos de suicídio, segundo órgãos de saúde, são os transtornos mentais, como os relacionados à dependência química, depressão e bipolaridade, e os de aspecto psicológico, a exemplo de perdas de pessoas queridas, problemas financeiros, doenças, desesperança e abusos físicos e sexuais.

Serviço:

O quê: Live Setembro Amarelo do Boulevard Shopping Camaçari.

Quando: Domingo, dia 20/09, às 18h.

Quem: Psicóloga Mirian Brito.

Onde: No perfil do Boulevard Shopping Camaçari no Instagram.