Cetrel apresenta estudo sobre contaminação de solo em evento internacional

Um estudo de contaminação de solo em área industrial, realizado por integrantes da Cetrel, em Camaçari, será apresentado na RemTech Expo, conferência internacional especializada em remediação de áreas contaminadas e proteção e requalificação de territórios. Este ano, o evento será virtual, devido à pandemia da Covid-19.

O trabalho – desenvolvido por Antônio Jorge da Cruz, Eduardo Fontoura, Jordon Werlang, Mariana Quesado, Marina Dayrell e Rizia Aguiar, do setor de Gerenciamento Ambiental da Cetrel – será apresentado nesta quinta-feira, 24, das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília).

-Publicidade-
-Publicidade-

Rizia, engenheira especialista em remediação da equipe do nordeste de diagnóstico e remediação da Cetrel, será a responsável por apresentar o resultado do estudo no RemTech Expo. A pesquisa realizou a atualização do modelo conceitual de uma área.

“Este é um grande evento, de repercussão mundial no tocante às tratativas técnicas de gerenciamento de áreas contaminadas, com enfoque na remediação desses locais. Será mais uma grande oportunidade da Cetrel, que é uma empresa de engenharia ambiental que atua de maneira inovadora, apresentar-se, mostrando suas soluções e a aplicação de técnicas mais sustentáveis para a gestão dos passivos”, afirma a engenheira.

O estudo chama atenção que o “aumento do volume de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em decorrência dos processos industriais tem se tornado um problema mundial, causando riscos à saúde pública e ao meio ambiente, principalmente quando é descartado de maneira inadequada”.

A especialista em remediação informa ainda que a Cetrel se destaca nessa área por conseguir realizar investigação de alta resolução (HRSC – High Resolution Site Characterization), revendo muitas vezes o modelo conceitual que previamente já se havia estudado. “O modelo conceitual de uma área contaminada deverá ser adequadamente definido para garantir que todas plumas de contaminação sejam conhecidas e delimitadas. Esta etapa de investigação detalhada é crucial para garantir que todos os riscos inerentes à contaminação sejam identificados, determinando as concentrações das substâncias”.

Para acompanhar o evento – que reúne especialistas de todo o mundo, com representantes de empresas privadas, entidades públicas, centros de pesquisa e universidades – basta acessar o site remtechexpo.com/index.php/it/. O evento, que começou no dia 21, segue até sexta, 25.