Salvador volta a apresentar alta nos leitos da rede particular

O prefeito ACM Neto revelou na manhã desta sexta-feira, 6, que a rede particular de saúde voltou a apresentar alta na demanda por leitos para pacientes do Covid-19. Segundo o gestor, a nova alta deve ser encarada como um alerta por sua similaridade ao que aconteceu na primeira onda de contágio na cidade

“Houve um aumento na demanda por leitos na rede particular de saúde. Alguns hospitais estão tendo que remobilizar leitos, o número de pacientes cresceu bastante nos últimos dias e isso acende a luz amarela. Nunca é demais lembrar que quando o coronavírus chegou em Salvador foi pela classe média alta e isso impactou no primeiro momento em uma rápida ocupação da rede particular. Esse crescimento se deu antes do crescimento da rede pública e só depois a pandemia foi se espalhando pelos bairros mais carentes da cidade”, lembrou.

De acordo com o prefeito, apesar do que aponta, o indicador não é necessariamente um prenúncio de uma nova onda mas deve ser observado nos próximos dias e isso impactará na análise de novas flexibilizações.

“É cedo para dizer. Não quero criar pânico para ninguém, mas também não posso deixar de evidenciar o problema. Precisamos de prudência e cautela. Não vamos por hora anunciar a abertura das praias no final de semana. Por hora isso está descartado e vamos aguardar um pouco mais. Pode ser que próxima semana os indicadores estejam mais tranquilos e possamos retomar as flexibilizações”, avaliou.

FONTE – A TARDE