Rui comemora anúncio da Pfizer mas pondera sobre “alto custo” da vacina

O governador Rui Costa (PT) comemorou o anúncio da Pfizer, que apontou uma eficácia de 90% em vacina para prevenção ao Covid-19, porém ressaltou o “alto custo” para a produção do imunizante. “Todos temos que comemorar o anúncio. Porém, o custo da vacina é o dobro de outras vacinas de outras nacionalidades. É um custo muito elevado e não sei o preço que terá no Brasil. Historicamente, é o Governo Federal quem compra as vacinas e distribui para os estados. Vamos ver como é que vai se materializar o preço final”, afirmou.

De acordo com o gestor, o governo do estado esteve em negociações com a farmacêutica, que promove testes na Bahia e tem estado alinhada com o processo para uma possível produção no estado.

-Publicidade-
-Publicidade-

“Nós tivemos uma reunião coma a direção da Pfizer, e essa tecnologia deles é uma tecnologia inovadora de vacinas. É uma vacina que tem uma maior complexidade e logística para ser aplicada na população. Ela exige um resfriamento a altas temperaturas enquanto aguarda os lotes para serem aplicados e na Bahia, nós só temos esse tipo refrigerador no Lacen. Então, eles estão fazendo um tipo de caixa com gelo seco para ganhar alguns dias para que possam ser transportadas, é uma logística complicada, mas já estamos com eles estudando.

Fonte – A TARDE