TSE quer voto pelo celular ou internet já nas eleições de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está estudando propostas do projeto Eleições no Futuro, lançado pelo TSE com o objetivo de estudar possíveis substitutos da urna eletrônica. Uma dessas alternativas é o voto pelo celular ou internet já naseleições de 2022

De acordo com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a implementação, caso ocorra em 2022, vai ser de forma gradual. Em setembro, o órgão abriu um edital de chamamento público para que empresas apresentassem propostas de votação online. Trinta e uma empresas enviaram sugestões. Dessas, 26 estão fazendo demonstrações neste domingo.

-Publicidade-
-Publicidade-

Barroso e o vice-presidente do TSE, Edson Fachin, conheceram quatro delas, que fizeram uma apresentação em Valparaíso (GO). Conforme inforações do jornal O Globo, as outras apresentações estão sendo feitas em São Paulo e Curitiba.

De acordo Barroso, as empresas terão que comprovar sigilo do voto, eficiência e segurança no sistema. Caso alguma seja considera satisfatória, a implementação poderá começar, de forma gradual, na próxima disputa.

Fonte: A Tarde