Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Camaçari

A campanha da vacinação contra a Covid-19 em Camaçari foi iniciada na tarde desta terça-feira (19), com uma imunização simbólica, durante coletiva de imprensa, no auditório da Secretaria de Governo.

 

A técnica de enfermagem Ednalva Souza Santos, de 54 anos, foi a primeira a receber a  dose no município. Profissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, Ednalva diz que se sentiu privilegiada por ter sido escolhida a participar desse momento histórico para Camaçari. “É uma honra receber a primeira dose de imunização no município. Convivo diariamente com pessoas que chegam à unidade de saúde com sintomas da Covid, e vejo como é importante esta imunização”, disse.

As 2.040 doses da vacina que chegaram nesta manhã no município foram enviadas pelo Ministério da Saúde, que determinou que, nesta primeira fase da vacinação, serão contemplados os profissionais de saúde da linha de frente de atendimento à população; idosos acima de 75 anos, residentes em unidades de longa permanência; e quilombolas.

“Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, vamos imunizar, neste primeiro momento, os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19, atuando nas unidades de saúde do município”, iniciou o secretário de saúde, Elias Natan.

O Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19 irá contemplar 48.657 pessoas, nas 4 primeiras fases. “Temos previsão de atender 480 pessoas por dia. Porém, esta capacidade pode ser ampliada para até 1.008 pessoas, de acordo com a oferta da vacina para o município”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Elias Natan, 28 profissionais estarão envolvidos diretamente na campanha, que começará, de fato, nesta quarta-feira (20). A previsão da Sesau é aplicar a primeira dose, nos primeiros 4 grupos, em até 104 dias.

comfiaço