Prefeitura de Camaçari cancela os festejos em homenagem à Iemanjá por causa da pandemia

Os festejos em homenagem à Iemanjá, que acontecem tradicionalmente todos os anos no dia 2 de fevereiro, na orla de Camaçari, mais precisamente em Arembepe, Jauá e Itacimirim, foram cancelados pela Prefeitura por causa da pandemia do coronavírus.

boticario-mãe

Em Arembepe, a tradicional festa dará lugar a uma celebração mais intimista, realizada apenas por seis membros da comissão organizadora. “Com certeza a decisão foi muito acertada, não podemos vacilar, afinal, o vírus ainda está circulando e causando muitas perdas”, informou o coordenador de Eventos, Luiz Mário.

A decisão é apoiada pelos organizadores do Presente de Iemanjá de Dona Lindaura. “Faremos somente a entrega do presente de forma íntima, apenas para não deixar de reverenciar a orixá”, disse Rosana Almeida, integrante da diretoria do Presente de Iemanjá de D. Lindaura.

Além do presente de Janaína, como também é chamada a divindade, o pequeno grupo também levará outro presente para o alto mar. “Iremos presentear Marujo, que também mora nas águas salgadas. Levaremos tudo que ele gosta, no mesmo barco que levará os mimos de Iemanjá. Só faremos mesmo a nossa obrigação religiosa”, reforça Rosana.

A prefeitura se encarregará de fiscalizar todas as praias, para garantir que as pessoas cumpram a determinação.

Redação Nossa Metrópole