Projeto CRAS na Comunidade chega na Zona Rural

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), lançou nesta quarta-feira (10/2), o “CRAS na Comunidade”. O projeto piloto foi realizado na localidade de Cancelas, na zona rural de Monte Gordo, na costa de Camaçari.

Com o objetivo de levar os serviços ofertados pela Proteção Social Básica até as comunidades da zona rural do município, a medida facilita o acesso da população às ações socioassistenciais e fortalece vínculos. Na ocasião, foram ofertados aos munícipes serviços da Gerência de Benefícios, Cadastro Único, Primeira Infância e atendimento com técnico de referência da unidade.

Para Edna Lúcia, 26 anos, moradora da localidade desde os 5, o atendimento na comunidade foi muito importante. “Que bela iniciativa. Eu hoje aqui pude resolver a questão do meu RG através do auxílio documentação. Nós aqui não temos um transporte efetivo, muitas pessoas não têm nem o dinheiro para ir até Camaçari ou até o CRAS lá em Monte Gordo”, disse.

A presidente da Associação de Agricultores e Piscicultores de Cancelas, moradora da comunidade há mais de 3 décadas, Lidiane Conceição, reforçou que a ação foi de grande importância. “Nunca aconteceu isso aqui antes. Para mim, foi de suma importância. Nós não queremos sair daqui para ir para Camaçari. Queremos que Camaçari venha até a gente. As pessoas aqui são muito carentes, necessitadas, muitas mães de famílias trabalham na roça para manter suas famílias”.

De acordo com a gestora da Sedes, Renoildes Oliveira, a iniciativa visa levar os serviços para mais perto dos que realmente precisam. “Pensamos nesse projeto do CRAS na Comunidade para poder aproximar mais a população dos serviços. Entendemos a dificuldade de locomoção que essas pessoas têm de irem até o Cras em Monte Gordo, principalmente, por questão de transporte. Queremos fazer isso também com as unidades de Vila de Abrantes, Caminho do Mar e Arembepe”, explicou a responsável pela pasta

A próxima edição “CRAS na Comunidade” será no dia 13 de fevereiro, na localidade de Vila Verde, na Cascalheira, território de abrangência do Cras Vila de Abrantes.

Ascom PMC