Sesau emite nota sobre aglomeração de idosos em fila de vacinação

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari emitiu uma nota, após denúncias de que havia  aglomeração de idosos para a vacinação, na porta da Escola Luiz Pereira Costa, no bairro Dois de Julho, nesta quinta-feira (04).

Segue nota na íntegra:

A vacinação contra COVID-19 em Camaçari começou no dia 19 de janeiro com profissionais de saúde e idosos. Até a última quarta-feira (03/3) foram vacinadas 6.003 pessoas, sendo 1.450 já com a segunda dose. A vacinação tem avançado no município conforme a quantidade enviada pelo Ministério da Saúde e distribuída pelo governo do Estado. A vacinação até então tem ocorrido nas residências de idosos acamados e em locais fixos na sede e Costa de Camaçari de forma tranquila e sem aglomerações.

Na manhã desta quinta-feira (04/3) aconteceu uma situação isolada na Escola Luiz Pereira Costa onde está ocorrendo a vacinação contra COVID-19, na sede, de idosos de 81 anos acima. Circula nas redes sociais vídeos de idosos aglomerados no pátio de entrada da escola aguardando a vacinação. Após apurar o ocorrido, a Secretaria de Saúde informa que a situação foi motivada por alguns fatores.

Está circulando nas redes sociais um calendário falso com datas e faixas etárias para vacinação. O que levou idosos fora da faixa etária para o Luiz Pereira na manhã de hoje. A Sesau reitera que o calendário oficial da vacinação está nas mídias oficias da Prefeitura e amplamente divulgado nos veículos de comunicação da cidade. A vacinação segue até sexta-feira (05/3) para idosos de 81 anos acima e a partir de sábado (06/3) para idosos de 80 anos acima.

Os idosos chegaram muito antes do horário informado para o início da vacinação. O que provocou uma fila no pátio de entrada da escola. Situação essa que foi resolvida quando a equipe da vacinação chegou e iniciou a triagem, ampliando também a área dento da escola para melhor acomodar os idosos.

Mesmo sendo um caso isolado desde o início da vacinação, a Secretaria de Saúde informa que, em virtude do maior número de idosos que passarão a ser vacinados com a ampliação para mais faixas etárias daqui pra frente, novas estratégias de acomodação dos idosos nos locais de vacinação serão adotadas já a partir desta sexta-feira (05/3).

A Sesau reitera o compromisso em continuar a vacinação da melhor forma possível para atender os idosos da cidade como tem feito desde o primeiro dia da vacinação.