Camaçari é habilitada em programa de melhorias habitacionais do Governo Federal


O sonho de ter uma moradia digna e confortável está perto de se tornar realidade para 500 famílias do bairro Nova Vitória. É que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), teve sua proposta enquadrada na 1º fase do programa Pró-Moradia, do Governo Federal, e já na 2º fase, o projeto apresentado pelo município segue para validação da Caixa Econômica Federal.

O programa Pró-Moradia tem como objetivo viabilizar o acesso à moradia para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, por intermédio de operações de financiamento a estados, municípios, Distrito Federal ou órgãos da administração direta e indireta, lastreadas por recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os estudos para a implantação do projeto no município tiveram início no mês de setembro, após a secretária da Sehab, Vivian Angelim, visualizar no Pró-Moradia uma oportunidade de vida digna para as famílias do Nova Vitória. “O bairro escolhido apresenta muitas moradias que necessitam de melhorias, principalmente porque muitas delas encontram-se em área de risco. Ao receber as especificações para a participação no programa, vi que ele se encaixava perfeitamente. A ideia é transformar vidas”, afirmou.

Os projetos realizados pelo programa priorizam a regularização por meio de obras e serviços voltados à segurança, salubridade e habitabilidade das residências. A Caixa Econômica é a responsável pelo suporte técnico, acompanhamento e financiamento do programa, aportando um recurso aproximado de R$ 13 milhões. Os outros R$ 680 mil são frutos da contrapartida do governo municipal.

A gestora da Sehab enfatiza ainda a transformação de realidade que o programa irá promover aos moradores que forem contemplados pelo programa. “Essa conquista é um passo muito importante para as famílias em situação de vulnerabilidade, possibilitando a elas um direito essencial para todo ser humano que é uma moradia digna. Sem dúvida será um grande marco para a história da nossa cidade”, finalizou.

No primeiro momento, a ação irá contemplar 500 casas e um total de 2.000 pessoas beneficiadas. Cada unidade reformada pelo programa poderá receber muito mais serviços. “Diferente da proposta do Casa Melhor, o Pró-Moradia nos permite ir além e promover uma diversidade de benefícios às famílias favorecidas, a exemplo da construção da parte estrutural e instalação elétrica”, explicou o engenheiro da equipe técnica da pasta.

Serviços ofertados no Pró-Moradia:

Alvenaria de blocos

Chapisco

Massa única

Piso cimentado

Pintura

Cobertura (madeiramentos e telhas)

Troca ou instalação de portas e janelas

Instalação sanitária

Fossas/sumidouros

Instalação elétrica (interna)