Sedur intensifica ações para novas definições do PDDU em Camaçari

Ações de ordenamento do solo e proteção ambiental na Costa de Camaçari foram intensificadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR), visando novas definições no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) no município da Região Metropolitana de Salvador. A limpeza nas dunas de Jauá, com a retirada de restos de demolição decorrentes da intervenção da pasta no local, é uma das realizações com este objetivo.

A equipe técnica responsável pela remoção está utilizando duas retroescavadeiras e cinco caçambas, sob coordenação de um fiscal e suporte de cinco apoios, para garantir a retirada do entulho com o mínimo de dano possível. A previsão é de que a operação de limpeza, iniciada nessa terça-feira (27), por meio da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (SUOFS), seja concluída até o início da próxima semana, com a área sendo recomposta ao poligonal de proteção do Parque Municipal das Dunas de Jauá.

O vereador Gilvan Souza, que está acompanhando as novas definições do PDDU e defende a regulamentação das políticas ambientais do município, destacou a importância do ordenamento. “A SEDUR, hoje, está preparada para criar um marco regulatório de desenvolvimento urbano e crescimento sustentável. Com esse planejamento, toda a cidade ganha. O foco não é punir, perseguir, nem retirar comunidades consolidas; a proposta é de inibir novos danos e devolver a cidade para a coletividade”.

O parlamentar acredita, que a regulamentação dos novos parâmetros de urbanização, ocupação Industrial e imobiliária vai restabelecer a confiança dos investidores e contribuir para a retomada econômica do município.

As ações de ordenamento, estudos técnicos de recomposição e preservação ambiental estão sendo conduzidos pela equipe técnica da secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andrea Montenegro.