Centro Comercial é um dos pontos de vacinação contra a Covid-19

Sensibilizada pela solicitação da administração do Centro Comercial, a Secretaria da Saúde (Sesau) disponibiliza a vacinação para a primeira e segunda doses contra a Covid-19. Com o posto avançado, a pasta leva mais praticidade e conforto aos comerciantes, clientes e população do entorno, com 18 anos acima, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, bem como os aprazados para a segunda dose até o dia 7/9, que podem ter sua vacinação antecipada. A ação no local, que ocorre das 9h às 15h, teve início nesta sexta-feira (3/9).

Elias Natan, secretário da Saúde, visitou o espaço. A proposta reflete a política de descentralização dos postos de vacinação no município, implementada pela pasta. Na ocasião, atestou a assertividade da iniciativa, dado o grande fluxo de pessoas que transitam pelo espaço. “Estamos descentralizando os pontos de vacinação e convocando as pessoas que ainda não tomaram, inclusive as que ainda não receberam a sua segunda dose, para que possam, inclusive, antes da data inicialmente agendada, receber a vacina, já que até o dia 7 de setembro estamos antecipando a aplicação para hoje, permitindo assim que mais pessoas completem o esquema vacinal”, explicou Natan.

Edson dos Santos (Dinho da Feira), administrador do centro comercial, sente-se privilegiado por poder proporcionar esse conforto não só para os feirantes, mas para todos aqueles que circulam pelo espaço. “O feirante não tem tempo de sair do comércio para enfrentar uma fila imensa. Conversando com alguns deles aqui, senti a necessidade de que a vacinação fosse trazida pra cá. E aí fiz um ofício solicitando ao secretário Natan, que teve a sensibilidade de olhar pelos permissionários”, relatou.

Leandro Lemos, frequentador do Centro Comercial, aproveitou para tomar a segunda dose da vacina. “Fiquei sabendo pelas redes sociais, seguindo o perfil da prefeitura no Instagram, e achei muito legal a iniciativa”, declarou. Já Caroline Santana, de 18 anos, por morar próxima ao local, aproveitou o novo posto para tomar sua primeira dose. “Foi até bom, pois facilitou minha vida. Tô feliz porque esperei muito por isso”, concluiu.

Para a primeira dose da vacinação, a documentação necessária para população em geral acima de 18 anos é: documento de identidade com foto, cartão SUS de Camaçari ou comprovante de residência. Para adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos, é preciso apresentar, além dos documentos anteriores, relatório ou prescrição médica da comorbidade conforme relação do Plano Nacional de Imunização. Para a segunda dose, que está disponível para os três imunizantes, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, as pessoas devem levar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.

Os locais e horários de aplicação para primeira e segunda doses são os seguintes:

Sede – 9h às 16h
Centro de Vacinação contra a Covid-19 (atrás do antigo Bompreço)
Drive-thru Espaço Camaçari 2000

Sede – 9h às 15h
Centro Comercial (feira)

Costa – 9h às 16h
Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes
Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Jacuípe