Vacinação para adolescentes com ou sem comorbidades é suspensa em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira (16/9). A medida foi tomada após publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde (MS), na noite desta quarta-feira (15/9).

A imunização não havia sido iniciada nos postos, quando os jovens que aguardavam nas filas foram informados que a vacinação estava suspensa. A imunização para os adolescentes será retomada assim que houver uma nova orientação do MS, contudo, continua normalmente a vacinação em primeira e segunda dose para a população em geral de 18 anos acima.

Em Camaçari, o gestor da Sesau, Elias Natan, tomou a decisão respaldado pela orientação do órgão. “Em virtude de um fato ocorrido com um adolescente, em São Paulo, o Ministério da Saúde divulgou uma nota em que estabelecia que iniciaria a vacinação dos adolescentes com 16 anos sem comorbidades a partir de 15 de setembro, porém por não termos uma orientação clara tanto do Ministério quanto da Secretaria do Estado estamos aguardando mais detalhes para sabermos qual medida devemos seguir. Diante disso, por cautela, por segurança, a gente suspende até que todos os questionamentos sejam esclarecidos”, explicou Natan.

A nota técnica foi publicada no sistema do Ministério da Saúde, às 21:30, conforme horário oficial de Brasília e é assinada eletronicamente por Rosana Leite de Melo, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.