Exposição Internacional Mundo Marinho chega a Salvador

A capital baiana recebe a partir desta segunda-feira, 20, a Exposição Internacional Mundo Marinho, composta por robôs que reproduzem de forma fiel uma gama de animais marinhos através de sons, movimentos e efeitos especiais.

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente na Praça Central do Salvador Shopping, piso L1, até 15 de outubro.. Integram o acervo, modelos como baleias, golfinho, tubarão e o polvo gigante. As réplicas são robotizadas, emitindo sons e realizando movimentos característicos de cada espécie.

Muitas espécies são apresentadas em tamanhos reais, como o tubarão baleia com 10 metros de comprimento. Outros animais, que na natureza são bem pequenos, como os peixes ornamentais, são retratados com 2 a 3 metros. Entre os destaques, está o cirurgião patela, peixe que inspirou a personagem Dory, da franquia de animação ‘Procurando Nemo’.

O projeto foi desenvolvido por biólogos marinhos para que as características de cada espécie fossem respeitadas, já os engenheiros e artistas plásticos chineses ficaram responsáveis por executar as representações dos animais.

A Fundação Projeto Tamar também está representada na exposição com a exibição de modelos de diversas éspecies de tartarugas marinhas. Através de painéis e réplicas em tamanho real das tartarugas, o público vai conhecer mais sobre esses animais, as ameaças que enfrentam e o que o Projeto Tamar, há mais de 40 anos, faz para protegê-los. No piso L1, em frente à BMart, os visitantes vão descobrir como fazer parte da conservação marinha.

Fonte: A Tarde