Moradores da Costa iniciam Cursos de qualificação profissional em Barra do Pojuca

A prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) iniciou nesta segunda-feira (20/9), os cursos de Fabricação de Pizzas e de Produção de Doces Finos, em Barra do Pojuca, na costa do município.

Ambos os cursos são promovidos através de uma parceria entre a Sedes e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da Secretaria do Turismo (Setur). A iniciativa tem como objetivo levar qualificação e capacitação aos munícipes.

-Publicidade-
-Publicidade-

Durante a aula inaugural da nova turma do período matutino, a titular da Sedes, Reni Oliveira, ressaltou a importância de oportunizar conhecimento e técnicas que contribuam também para a geração de emprego e renda. “Essa é uma ação muito importante, porque contribui diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional desses alunos, e mais do que isso, essa é uma oportunidade que traz esperança”, falou.

A coordenadora da Carteira de Orgãos Públicos e Pessoa Jurídica, da unidade do Senai Camaçari, Valdeci Martins, pontuou que o mercado de trabalho exige cada vez mais, mão de obra qualificada e os cursos ofertados preparam os alunos para enfrentar com segurança todo o processo. “Além de trazer a oportunidade para que esses alunos ingressem no mercado de trabalho, neste momento de pandemia, eles também aprendem uma forma de ter o próprio negócio e conquistar a independência financeira”, disse.

Aluna do curso de fabricação de pizzas, a dona de casa, Janaína Castro, 29 anos, se mostrou otimista em relação as aulas. “É uma oportunidade maravilhosa, estou aqui para aprender e quero muito poder trabalhar a partir do conhecimento que vou adquirir nesse curso”, declarou.

Vale lembrar que os cursos de capacitação são voltados para as famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e beneficiárias do Cadastro Único.