Bolsonaro cancela viagem ao Paraná depois de casos de Covid em comitiva

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou uma visita que faria a Ponta Grossa, no estado do Paraná, na próxima sexta-feira, 24, apos a confirmação de casos de Covid-19 na comitiva que o acompanha em Nova Iorque. A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, segundo publicação da coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A decisão aconteceu depois de a Anvisa recomendar isolamento de 14 dias à comitiva presidencial a partir do último contato com Marcelo Queiroga, que testou positivo para a Covid.

Se Bolsonaro vai cumprir ou não o período de isolamento, ainda não se sabe. Se decidir ignorar, vai passar por cima de uma orientação do seu próprio Ministério da Saúde, já que a Anvisa se baseou no Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 publicado pela pasta quando recomendou que a comitiva oficial que foi à ONU adotasse medida de isolamento social, permanecendo em quarentena quando retornasse ao Brasil.

O guia prevê que Ministério da Saúde e secretarias monitorem pessoas que tiveram contato com contaminados pelo vírus. Mas, na prática, não há punição caso a recomendação seja descumprida.

Fonte: A Tarde