STT celebra Dia Nacional do Agente de Trânsito com Café da manhã e palestra

Em comemoração ao Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado nesta quinta-feira (23/9), foi realizado um evento comemorativo pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, na sede do órgão. A iniciativa contou com um café da manhã e uma palestra com o tema No combate à depressão.

Ao pedir licença para colocar a farda, o superintendente de Trânsito e Transporte Público, coronel Alfredo Castro, desejou felicidades aos agentes. “Nós somos autoridades de trânsito, porém a responsabilidade é de todos nós. Temos essa nobre missão que é de fiscalização, orientação e educação no trânsito, para que nós tenhamos melhores dias”. Ele lembrou ainda do impacto que o trânsito tem na rotina das pessoas.

O tema da Semana Nacional de Trânsito é No trânsito, sua responsabilidade salva vidas e a para a palestra, o órgão fez uma relação com o mês de prevenção ao suicídio. Já que muitas situações acontecem no trânsito, entre elas de pessoas tentando tirar a própria vida.

Fruto da Universal nas Forças Armadas (UFP), a palestra foi ministrada pelo pastor da Igreja Universal, Jefferson Felipe da Cruz, que destacou que a abordagem foi de forma técnica, “embora somos da instituição igreja, nós não pregamos a religião, pregamos na questão de ajudar. A palestra aborda a depressão e por abordar a depressão tem muito cuidado. Se a gente ajuda essas pessoas, se pode entendê-la, a gente explica qual a causa e que aquela dor tem uma solução”, finalizou ao dizer que essa é uma orientação tanto para pessoas depressivas ou não, para que possa ajudar outras.

Há dez anos atuando como agente de trânsito e transporte, Bruno Oliveira Silva, 43 anos, falou sobre a iniciativa. “Esse trabalho que está sendo feito é de suma importância, porque a gente vem sofrendo diariamente constantes situações, somos hostilizados, situações que a gente passa no dia a dia que não somos reconhecidos. A gente só é reconhecido quando erra, quando estamos fazendo as coisas acontecerem a gente não tem o feedback positivo. Esse trabalho que está sendo feito é fundamental porque está ajudando as pessoas, de forma psicológica”, ao lembrar que desejam o reconhecimento da população.

O secretário de Governo, José Gama, participou da ação e destacou a sensibilidade da gestão da STT de valorizar o servidor. “Quando o agente de trânsito vai assumir a sua função, ele está imbuído, não só em transmitir para as pessoas as responsabilidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas em oferecer às pessoas o sentimento de segurança, de ir e vir, de mobilidade, que estão garantidos pela ação desses profissionais”, pontuou. O gestor finalizou pedindo que os agentes continuem na retidão da responsabilidade do serviço público e do cidadão que veste a farda.