Whatsapp, Facebook e Instagram saem do ar após pane global

Grandes redes sociais e seus serviços, como Facebook, Instagram e WhatsApp sofreram uma interrupção geral nesta segunda-feira, 4, que afeta potencialmente dezenas de milhões de usuários.

O site Downdetector mostrava cortes em áreas densamente populosas, como Washington e Paris, a partir de 12h45 (horário de Brasília).

“Desculpe, algo está errado. Estamos trabalhando nisso e vamos solucionar o problema o mais rápido possível”, diz uma mensagem aos usuários que tentam acessar o Facebook.

“Sabemos que muita gente está com problemas para acessar nossos aplicativos e produtos”, disse o porta-voz do Facebook no Twitter.

A interrupção ocorre um dia depois de uma mulher aparecer na televisão americana para revelar sua identidade após vazar documentos para as autoridades, alegando que o Facebook sabia que suas plataformas estavam alimentando o ódio e prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes.

Frances Hagen, uma especialista em dados de 37 anos, trabalhou para empresas como Google e Pinterest, mas disse que o Facebook é “substancialmente pior” do que tudo o que já viu antes.

A maior rede social do mundo está envolvida em uma tempestade por causa de Haugen. Congressistas e o jornal The Wall Street Journal detalharam como o Facebook sabia que suas plataformas, incluindo o Instagram, estavam prejudicando as meninas, especialmente no que diz respeito à imagem de seus corpos.

Até o momento, o Facebook não respondeu aos pedidos de comentários sobre a interrupção dos serviços.

O termo WhatsApp está em primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter às 13h10 e usuários da rede social, que está funcionando normalmente, brincaram com a situação.

Fonte: A Tarde