Pronto Atendimento Nova Aliança será entregue à população no início de 2022 com serviços de laboratório e Raio X

Para dar mais robustez ao atendimento do público adulto do município, o prefeito Elinaldo Araújo anunciou a reabertura do Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança para a população. No encontro, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (7/10), o gestor municipal foi parabenizado por lideranças dos Phoc’s e representantes do Poder Legislativo Municipal, que se fizeram presentes.

Na oportunidade, o secretário da Saúde Elias Natan explicou que diante da mudança do cenário, quando o governo do Estado decidiu limitar a urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC), recebendo somente pacientes regulados através da Regulação Estadual, em dezembro de 2020, a gestão municipal voltou a ter novos debates, uma vez que sem leitos de retaguarda, a população ficou prejudicada com a cobertura na sede.

“Diante dessa realidade e levando em consideração a proporção de atendimentos por leitos, verificamos um aumento significativo e sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A/Gravatá, em relação às unidades da costa. Então, após diálogos com o prefeito Elinaldo e com a equipe técnica da Sesau, resolvemos abrir mais uma porta de entrada”, disse Natan, ao acrescentar que mesma com a sobrecarga a gestão não deixou de atender a Rede de Assistência à Criança, assim como não deixou de prestar o atendimento ao adulto.

Prevista para ser entregue no início de 2022, o PA Nova Aliança contará com serviços de laboratório e Raio X. Para o prefeito Elinaldo, a gestão está atenta às demandas do município e fará tudo o que for possível para ofertar um atendimento de qualidade para a população. “Nós mapeamos a cidade e possibilitamos a cobertura da costa com as unidades de saúde e agora diante das mudanças que aconteceram com o atendimento restrito do HGC, vamos aumentar o serviço da população com a ampliação e qualificação do PA Nova Aliança”, disse o gestor do município.

Atualmente a região dos Phocs é assistida com as Unidades de Saúde da Família (USF), do Phoc III; do Phoc, ao lado do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic); e da Nova Aliança; além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, Centro de Atenção à Saúde da Criança com UPA Pediátrica e a Policlínica Pediátrica.