SENAI oferece quase 90 mil vagas para cursos profissionalizantes

Estão abertas as inscrições para a 2ª etapa dos cursos de Qualificação Profissional do Programa Educar Para Trabalhar, do Governo do Estado da Bahia. O SENAI BAHIA, parceiro da iniciativa, está com quase 90 mil vagas para cursos profissionalizantes, todos 100% EaD. Deste total, 26.400 vagas são para 14 opções de cursos, que têm início previsto para o dia 08 de novembro. As demais são para fevereiro de 2022. As inscrições estão sendo feitas até dia 19/10, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do site educarparatrabalhar.educacao.ba.gov.br.

É importante destacar que os candidatos interessados nos cursos EAD do SENAI deverão selecionar, para efeito de inscrição, o turno noturno, porém o aluno faz seu próprio horário de estudos, podendo estudar pela manhã, tarde ou noite.

Os cursos serão oferecidos por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma plataforma onde o aluno vai acessar o material didático e, também, comunicar-se com o tutor de sua turma, que vai orientar e tirar dúvidas do estudante. Após a conclusão, os participantes aprovados vão receber certificado do SENAI BAHIA.

O programa contempla alunos matriculados regularmente no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no ano letivo de 2020/2021 e egressos da Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública Estadual de Ensino, que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020.

Os cursos oferecidos pelo SENAI no âmbito do Programa são: Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Laboratório de Microbiologia, Confeiteiro, Controlador e Programador de Produção, Desenhista da Construção Civil, Desenhista de Móveis, Desenhista de Produtos Gráficos WEB, Desenhista Mecânico, Inspetor de Qualidade, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Microcomputadores, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Operador de Processamento de Grãos e Cereais, Operador de Processos Químicos Industriais, Operador em Petróleo e Gás, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes e Padeiro.

O SENAI é um dos parceiros do Programa Educar Para Trabalhar, cujo objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de inserção nos setores da Indústria e de serviços.

Ação governamental – O Programa Educar para Trabalhar visa elevar a escolaridade e a formação profissional, a partir da realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), conforme eixo tecnológico e área específica da formação, e oportunizar cursos de qualificação profissional, voltados às ações e políticas socioeducacionais do Estado.

Confira o cronograma da 2ª Etapa do Programa Educar para Trabalhar:

Período de Inscrição: 04 à 19/10/2021

Sorteio eletrônico: 20/10/2021

Recurso: 21/10/2021 a 22/10/2021

Resultado: 23/10/2021

Período de matrícula: 24/10/2021 a 07/11/2021

Início das aulas – 1ª Entrada 08/11/2021

Início das aulas – 2ª Entrada 07/02/2022

SERVIÇO:

O que: Inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Educar para Trabalhar

Quando: Inscrições até o dia 19 de outubro, pela internet, no site educarparatrabalhar.educacao.ba.gov.br.