Janssen solicita autorização para aplicação de dose de reforço no Brasil

A vacina da Janssen contra a Covid-19, única de dose única utilizada no Brasil, pode precisar de um reforço. A farmacêutica já fez o pedido para aplicar uma segunda dose à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e espera iniciar no próximo mês a aplicação da dose de reforço em voluntários que tomaram o imunizante.

A Janssen enviou comunicado aos participantes do estudo e afirmou que dose adicional está sendo avaliada Comitês de Ética, mas que a empresa já está providenciando a importação do imunizante.

A farmacêutica optou por utilizar mais uma dose após análises demonstrarem que uma nova aplicação 56 dias depois da primeira fornece 94% de proteção contra casos sintomáticos e 100% contra casos graves.

A solicitação para a dose de reforço foi feita também no Estados Unidos pela farmacêutica. O regime com dose única, apresentou uma eficácia de 85%, 28 dias após a aplicação, na prevenção da forma mais severa da doença. Na forma moderada da Covid-19, a eficácia foi de 66%.

No Brasil, a dose única da Janssen foi responsável pela imunização de quase 5 milhões de brasileiros. No total, o Brasil deverá receber 38 milhões de doses do imunizante da Janssen este ano.

Fonte: A Tarde