Pronto Atendimento da Nova Aliança, em Camaçari será entregue no primeiro trimestre de 2022

Devido ao novo cenário da saúde pública causado pela pandemia da Covid-19 e a decisão do governo do Estado em fechar a porta da urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC), a Secretaria da Saúde (Sesau) anunciou que o Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança será reaberto e terá seus serviços ampliados. A reabertura acontecerá no primeiro trimestre de 2022.

A Sesau explica que o PA Nova Aliança funcionará onde hoje está a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança. Esta, por sua vez, será transferida para o antigo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos Phoc’s, que fica localizada atrás da Base Comunitária da Polícia Militar. Para que essas mudanças ocorram, a primeira parte do processo é a reforma do antigo CRAS para receber a USF Nova Aliança. Após isso, será iniciada imediatamente, as adequações do espaço da USF que será transformada no PA.

Após a divulgação da reabertura do PA Nova Aliança, feita pelo prefeito Elinaldo Araújo, em reunião realizada na última quinta-feira (7/10), alguns adultos já se dirigiram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica em busca de atendimento adulto. Porém, a Sesau reitera que o atendimento de urgência e emergência de adultos continua ocorrendo, no momento, apenas na UPA da Gleba A e que o PA Nova Aliança entrará em funcionamento apenas no primeiro trimestre de 2022.