Envelope misterioso se tratava de ação de marketing

Na manhã da última quarta-feira (03), empreendedores de Camaçari foram surpreendidos com o recebimento de um envelope misterioso com os seguintes dizeres: “[…] DESTA VEZ FAÇA BEM FEITO… Depois não chore. Quem avisa amigo é…”. O caso repercutiu nas redes sociais e, duas pessoas chegaram a registrar Boletim de Ocorrência na 18ª Delegacia de Camaçari.

24h após o envio, um novo envelope foi entregue aos destinatários informando que a atitude se trata de uma campanha de marketing proveniente da agência de publicidade Ppô Comunicação, em parceria com o mentor de empreendedores, Ricardo Neves.

“Eles não mediram as consequências, sabe? Minhas irmãs vieram pra cá, fizemos reunião, a minha irmã está mal… Não que a gente ache que alguém quer o nosso mal, mas a gente se assusta, né?” declarou uma das empreendedoras selecionadas para participar da estratégia e, de acordo com a mesma, amiga íntima dos responsáveis.

“Espero se posicionem, pois foi uma sensação muito ruim” disparou outra empresária que preferiu não se identificar.

O autor do projeto, Ricardo Neves, informou à redação da Revista Nossa Metrópole que a decisão de desenvolver a ação partiu de uma observação minuciosa das campanhas de Black Friday realizadas pelas empresas de Camaçari. Segundo o mesmo, não se encontram, no município, campanhas eficazes voltadas para este evento, desta forma, decidiu então elaborar um aulão para instruir empreendedores a melhorarem suas práticas.

“O objetivo era despertar curiosidade […] então, muita gente olhou e de imediato entendeu que era uma campanha de marketing e estavam ali esperando o desfecho e, outras pessoas foram para o lado mais penal da coisa, né? […] o que é natural também.”
Os convites foram elaborados buscando gerar curiosidade e expectativa nos destinatários. “algumas pessoas terminaram levando para uma conotação de ameaça, mas assim, a gente tá muito tranquilo porque, de fato, tudo que está escrito ali não remete em momento algum a ameaça”, declarou.

Ricardo informou ainda sobre diversos empreendedores que aprovaram a atitude e buscaram parabenizá-lo diretamente através de contatos via redes sociais.
“Inicialmente quero parabenizar vocês pela excelente sacada, excelente campanha de marketing, pelo burburinho aí que vocês fizeram na cidade. […] Só vocês mesmo, viu? Vou estar colado aí nesse evento” afirmou Jonathan.

Carol Ramiro, também empreendedora, disse: “recebi a primeira carta e dei muita risada inicialmente, porque foi uma coisa que me deixou muito nervosa, fiquei curiosa para saber o que seria, né? […]Foi uma sacada de mestre. Agora recebendo a segunda carta já entendi que seria um aulão para a Black Friday e acho fundamental!”

A Black Friday é um evento comercial destinado a disponibilização de produtos com descontos em diversas categorias, e, para empreendedores, pode servir como um meio de renovação de estoque ao colocar em promoção mercadorias paradas há muito tempo ou que têm pouca saída.