O preço da magia: Natal dos shoppings de Salvador custa mais de R$ 7 milhões

O espírito natalino já chegou à decoração dos shoppings de Salvador. Até a próxima terça-feira (9), todos os estabelecimentos já terão inaugurado o seu cenário de Natal, época do ano mais esperada pelos lojistas. Ao todo, mais de R$ 7,3 milhões foram investidos para encantar e premiar o público. A expectativa é que o período desse ano seja mais movimentado e rentável do que em 2020 e se iguale – ou supere – os patamares de 2019, antes da pandemia. Os representantes dos centros comerciais preveem alta de até 25% nas vendas e até 30% no fluxo de pessoas.

De acordo com a gerente de marketing do Shopping Barra, Karina Brito, a palavra para o Natal 2021 é otimismo. “A palavra de ordem, tanto por parte dos varejistas, como clientes, é de otimismo. Com as flexibilizações e avanço da vacinação, eles estão mais confiantes, mais presentes no shopping. Isso tem gerado uma alavancagem das vendas e nos leva a crer que vamos superar o Natal de 2019”, estima Karina. Ela espera que o faturamento cresça em 9% e, o fluxo, em 12%. Em média, 45 mil pessoas frequentam o Shopping Barra por mês.

Nesta quinta-feira (4), haverá a inauguração da decoração natalina, às 18h30, com desfile de personagens em carro temático do Farol da Barra à Oceania, às 17h. Com o tema Viagem ao Bosque Nevado, Karina diz que o cenário é feito para agradar toda a família. “Trazemos uma decoração para surpreender toda a família, com a volta da experiência e entretenimento. Ano passado, fizemos algo mais contemplativo, sem interação com a decoração”, explica.

O investimento total – decoração, divulgação e prêmios – foi de R$ 600 mil. O shopping também fará desfiles aos finais de semana, a partir da segunda quinzena de novembro. Como todos os anos, haverá a campanha Árvore dos Sonhos, um projeto social de arrecadação de presentes para crianças em situação de vulnerabilidade. O prêmio será um Volvo XC 60. Para concorrer, é preciso juntar R$ 350 em cupons fiscais, gastos entre 11 de novembro e 5 de janeiro.

O Shopping Bela Vista foi o que mais investiu no Natal, dentre os centros comerciais procurados. O montante foi de R$ 2,6 milhões – 4% maior que em 2020. Só com a decoração, o gasto foi de R$ 800 mil e, com a compra de panetones para ajudar as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), R$ 400 mil. Esse ano, o tema foi criado pela própria empresa. “O tema são as quatro estações do ano, algo que criamos e trouxemos como demanda para empresas de decoração. Temos cenas de Papai Noel no verão, na praia, coisa que nunca imaginamos”, diz o gerente de marketing do Bela Vista, Ticiano Cortizo.

Ele prevê que o fluxo aumente 10% até o final de ano e cerca de 5% das vendas, em relação a 2020. A média diária de pessoas no Bela são 28 mil pessoas. Na semana do Natal, o gerente acredita que chegue até 45 mil. Além disso, uma ação promocional será lançada no dia 16 de novembro. Cortizo não pôde dar detalhes, mas deu o spoiler de que “é muito inusitado e é algo muito desejado pelas famílias”. A cada R$ 250, é possível concorrer, tendo direito a um cupom e também a desconto no panetone das Osid, que sai por R$ 25.

Já o Shopping Paralela foi o segundo que mais gastou em enfeites e prêmios. Segundo a gerente de marketing, Renata Sousa, o montante é de mais de R$ 2 milhões. A previsão é que as vendas aumentem em 20%. “As pessoas estão se vacinado, saindo mais de casa, e isso favorece o comércio. Mas é importante continuar com os cuidados: máscara, higienizar as mãos e evitar aglomeração”, lembra Renata.

O lançamento da promoção de prêmios é no dia 26 de novembro e ela não pôde dar mais detalhes. A decoração de Natal será lançada no próximo sábado (6), com o tema Patrulha Canina Oficial. Os personagens Chase, Marshall, Rubble e Skye estão disponíveis para fotos nos dias 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro. Atrações como tobogã e atividades interativas, como confecção de cartão de Natal, são gratuitas.

O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping investiram, cada um, mais de um R$ 1 milhão – a empresa diz não revelar o valor exato. Os temas da decoração são, respectivamente, o Mickey e o Mágico de Oz. “Inauguramos no dia 9 de novembro, que é a data que o shopping comemora 11 anos. Vamos apresentar o Natal Mágico de Oz, uma história clássica, que encanta a todos, com muita interatividade e respeitando os protocolos”, afirma a gerente de marketing do Salvador Norte Shopping, Gabriela Simões.

Ela conta que a expectativa para esse momento é muito alta. “É algo que começamos a planejar desde março. Estamos bastante esperançosos e otimistas, porque o investimento é equivalente ao Natal de 2019. A gente vem em uma crescente e estimamos que as vendas e o fluxo de pessoas cresçam 25%, em dezembro”, acredita Gabriela. A premiação são quatro objetos colecionáveis para crianças, no tema o Mágico de Oz. A cada R$ 400 em compras, o cliente leva um para casa, com um máximo de quatro por CPF.

Marianna Muniz, gerente de marketing do Salvador Shopping, esclarece que a escolha pelo Mickey tem um objetivo: “Queremos que qualquer pessoa que venha ao shopping, independente de idade, se sinta uma criança”.  A inauguração é amanhã, às 9h. Várias atrações ocorrerão ao longo do dia, para diluir a quantidade de clientes e não causar aglomerações.

O shopping investiu 10 a 15% a mais que em 2019. 20% do que recebem do Fundo de Promoção e Propaganda vai para o Natal. Marianna estima que o fluxo não aumente, mas as vendas cresçam 5% em relação a 2019. A promoção será no esquema compre e ganhe, sem sorteio, mas ainda não foi divulgado. Ainda haverá espetáculos no estacionamento do Bompreço, a partir do último final de semana de novembro, de forma gratuita, com artistas locais, para 500 pessoas.

No Paseo, o investimento foi de R$ 150 mil, 15% a mais que em 2020. “É um esforço grande para o shopping fazer um Natal bom, bonito e com orçamento maior que ano passado, mais ainda não é o que costumamos praticar”, explica o gerente geral, Joaquim Correia Neto. O fluxo de pessoas no centro comercial deve aumentar até 30% em dezembro, segundo ele, com crescimento de 5 a 10% no faturamento. O tema é Ajudantes de Papai Noel, no qual as crianças poderão ajudar o bom velhinho a embalar os presentes.

No Shopping Itaigara, onde a decoração inaugurou, com o tema Parque dos Esquilos, na última sexta-feira (29), a expectativa de aumento do público é de mais de 20%. O investimento foi 32% maior que o de 2020, com foco em promoção e mídia. São dez prêmios de R$ 3 mil a serem sorteados em vale-compras. Para participar, é preciso juntar R$ 250 em notas fiscais, para ter direito a um cupom. Um trenzinho com passeio de 30 minutos pelo Itaigara é fornecido gratuitamente. Como são tempos modernos, é possível conversar pelo Whatsapp, fazer ligação em vídeo ou mandar e-amil para o Papai Noel (71 99610-3667 ou papainoel@shoppingitaigara.com.br).

Fonte – Correio da Bahia