Centros de Vacinação e de Apoio Diagnóstico além de Drive-thru serão desativados dia 12/11

Criados para dar suporte à vacinação contra a Covid-19 em Camaçari no início da campanha de vacinação neste ano, o Centro de Vacinação Covid e o Drive-thru do Espaço Camaçari 2000 serão desativados a partir da próxima sexta-feira (12/11). A medida ocorre exatamente no momento em que a vacinação tem sido ampliada para mais unidades de saúde na sede e costa da cidade. Atualmente, 31 pontos de vacinação estão em atuação no município, com uma média diária de 2 mil pessoas sendo vacinados com a primeira e segunda doses, além do reforço.

A Secretaria da Saúde (Sesau) informa que gradativamente a vacinação contra a Covid-19 está sendo inserida na rotina das unidades de saúde, de tal forma que, em breve, a vacinação esteja ocorrendo em todas. “O drive e o Centro foram criados para dar um reforço à nossa estratégia de ataque no início da campanha. Ambos cumpriram com seu papel. Agora estamos descentralizando a vacinação para as unidades de saúde e tornando a mesma mais próxima da população, em suas comunidades”, explicou o gestor da pasta, Elias Natan.

Até a terça-feira (9/11), 205.505 pessoas já foram vacinadas em Camaçari com a primeira dose, o equivalente a 83,09% do público-alvo. O ciclo vacinal foi completado para 142.841 cidadãos, ou seja, aqueles que receberam a segunda dose de imunizante contra a doença. O número representa 57,75% do público previsto para receber a vacina. A dose de reforço já foi aplicada em 9.070 pessoas.

O Centro de Apoio Diagnóstico, criado para realizar a testagem de pacientes sintomáticos para a Covid também será desativado nesta sexta-feira, junto com o Centro de Vacinação. A partir de então o teste passará a ser realizado em 20 unidades de saúde da sede e costa do município, mediante agendamento no próprio local. O usuário vai até o posto, passa pela avaliação médica e após ser constatada a necessidade, o paciente será encaminhado para o teste. “O usuário pode fazer também sua avaliação médica em qualquer unidade de saúde. Caso ele seja encaminhado para realizar o teste, ele marcará na própria unidade em que foi avaliado, o dia e em qual unidade de saúde vai realizar o teste”, explicou Elias Natan.

O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, em nome de todo corpo diretor da Sesau, agradece à dedicação de todos os servidores que trabalharam nestes locais. “Foram momentos de muito trabalho. Recordo de dias em que o Centro de Vacinação e o drive vacinaram mais de 1.400 pessoas e os servidores estavam lá, firmes na missão, mesmo indo além da carga horária. Vocês foram fundamentais para que pudéssemos chegar a este momento, no qual estamos vencendo a pandemia”, disse.

Foto: Arquivo Dicom