Moradores denunciam desmatamento irregular em região de Itacimirim

Na última quarta-feira (10), moradores de Itacimirim, bairro localizado no município de Camaçari, denunciaram o desmatamento ilegal de uma região próxima Rio das Virgens, lagoa de Itacimirim. Segundo relatos, a ação estaria sendo desenvolvida pela direção de um condomínio, com o objetivo de estabelecer um estacionamento no local.

De acordo com membros do grupo “Preserve Itacimirim”, o local configura-se como “Área de Preservação Permanente”, ou seja, em conformidade com a Lei n. 12.651/2012, “é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

Além da degradação do habitat gerada pela ação em questão, outra consequência observada e denunciada por moradores é a perda da  fauna local, o que também configura crime de acordo com a Lei nº. 9.605/98, que dispõe a cerca de sanções penais e administrativas aplicadas à condutas nocivas praticadas contra a fauna brasileira.

Parte da cimentação do espaço ocorreu durante o período da noite, segundo filmagens disponibilizadas por moradores à redação da Revista Nossa Metrópole. Ao ser procurada, a administração do condomínio  não apresentou nenhum parecer até o momento de conclusão da presente matéria.