Novo Trevo da Cascalheira é inaugurado oficialmente

Novas vias de acesso, fluidez no trânsito e melhores condições de mobilidade urbana em um dos principais pontos de acesso à Camaçari. Esses são alguns dos benefícios proporcionados aos motoristas que trafegam pelo Trevo da Cascalheira. Para celebrar os avanços na mobilidade da cidade com a implantação do novo sistema viário e as intervenções de infraestrutura executadas pela administração municipal, o prefeito Elinaldo Araújo e a secretária da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, realizaram a entrega do equipamento nesta segunda-feira (22/11).

O ato solene aconteceu nas imediações da BA-531 (via Cascalheira) e da BA-535 (via Parafuso). Com investimento equivalente a R$ 5 milhões, essa é considerada uma das maiores obras feitas pela gestão municipal, que veio para desafogar de vez o trânsito na região e evitar congestionamentos. No espaço, foram construídas quatro alças rodoviárias e quatro ramos, liberadas para uso, devidamente sinalizadas, no mês de outubro.

No decorrer da sua fala, o chefe do Executivo fez uma narrativa dos desafios enfrentados para administrar Camaçari e também destacou a importância dos esforços dedicados para melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Os dois últimos anos foram muito difíceis, mas não desanimei. Continuei batalhando pelo povo da minha cidade, afinal os planos são nossos, mas quem decide é Deus. E com foco nesse propósito, guerriei sem medo para que o dia de hoje fosse concretizado com a inauguração do Trevo, que vai facilitar o deslocamento da nossa população”, concluiu Elinaldo.

Conforme a equipe técnica da pasta, o trevo recebeu serviços relacionados a pavimentação asfáltica, sinalização horizontal, defensas metálicas, revitalização do viaduto existente, pintura, drenagem, paisagismo e iluminação. O complexo viário está inserido no pacote de iniciativas do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari. Para o empresário, Matheus Santana, o novo trevo “ficou muito legal, muito mais amplo, o que deu mais fluidez no trânsito”, falou. Já Plácido Carvalho, expressou que para ele “melhorou bastante, quase todos os dias eu passo por aqui”, dividiu.

“Com a sensação de dever cumprido”, foi desta forma que a gestora da Seinfra, Joselene Cardim descreveu seu sentimento durante a entrega da obra para a comunidade. “Passa um filme na minha cabeça, recordo da minha trajetória de muita dedicação e entrega à minha missão como engenheira, de cuidar das melhorias para as pessoas e acreditar incansavelmente que o trabalho é o único e o melhor caminho. Recebemos uma cidade em decadência, sem cuidado e sem zelo. Arrumamos, cuidamos, tiramos a cidade da sujeira e em paralelo a isso, tocamos o plano de reconstruir Camaçari e daí em diante não paramos e não vamos parar”, partilhou.

Contente com o resultado da obra de reestruturação do Trevo da Cascalheira, o deputado federal, Paulo Azi, fez questão de celebrar a entrega do equipamento. “Me alegra muito ver como Camaçari se desenvolveu nos últimos anos. Quando olho para as benfeitorias que foram feitas na mobilidade da cidade, como o Trevo e a duplicação do Viaduto do Trabalhador, é um somatório significativo para a população que só tem a ganhar com esses dois complexos viários”, destacou ao afirmar o seu compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento da cidade.

Novos projetos – Em tempo, também foi anunciado durante o evento, uma nova obra prevista pela administração municipal que tem como intuito ligar a Avenida das Palmeiras à Avenida Industrial Urbana, na área de interseção rodoviária entre duas estradas estaduais, que são as BA-535 e BA-531, dentro do perímetro urbano da cidade.

O projeto prevê benfeitorias como: pavimentação asfáltica, piso intertravado, passeio, ciclovia, sinalização, iluminação em Led e paisagismo. A proposta também faz parte das reivindicações feitas pela população e que vai mudar para melhor o acesso a empreendimentos como o shopping, mercados, universidades, conjuntos residenciais, dentre outros segmentos.

Também participaram do evento, o vice-prefeito José Tude, a primeira-dama, Ivana Paula, secretários municipais, vereadores, dentre outras autoridades.

Foto: Ascom/PMC