Fim de semana esportivo em Camaçari é marcado por inclusão, futebol e educação

Realizado pela primeira vez em Camaçari, a Taça Camaçari Futebol de Amputados atraiu, na manhã do último sábado (20/11), dezenas de desportistas e amantes do esporte para a Arena 2 de Julho, em Camaçari. Considerado um sucesso, o evento trouxe muita emoção, disputas acirradas e exemplo de superação. Em campo, atletas amputados, puderam mostrar que possuem as mesmas capacidades, habilidades e técnicas para a prática do futebol, em alto nível.

O evento reuniu quatro equipes, E. C. Bahia, Itabuna, Tigres e Camaçari. Os dois primeiros jogos foram simultâneos. O Bahia venceu a equipe do Itabuna pelo placar de 4 a 2. O Camaçari empatou em 4 a 4 com o Tigres no tempo regulamentar e se classificou para a final, na disputa de pênaltis. Na final, o Bahia foi superior e venceu o Camaçari por 3 a 1, sagrando-se campeão da 1ª Taça Camaçari Futebol de Amputados.

Dilma Mendes, subsecretária do Esporte, Lazer e Juventude, foi considerada a madrinha do evento e também responsável por dirigir a equipe de Camaçari, em campo. “Fui convidada para colocar o time que representou Camaçari na 1ª Taça de Futebol de Amputados. Está como técnica sempre será um momento de muito entusiasmo e alegria. Esse dia foi muito especial, uma data que será lembrada com todo o carinho”, disse, emocionada.

Além do gestor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, o evento contou as presenças das titulares das pastas do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, e do presidente da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta.

No futebol profissional, o Camaçari Futebol Clube recebeu o Salvador Esporte Clube e venceu de virada, pelo placar de 2 a 1. O jogo amistoso, foi realizado no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, na tarde do sábado. “Com apenas três semanas de preparação, o Camaçari consegue sua primeira vitória, diante do Salvador, time que vinha se preparando há quase dois anos. Ainda temos muito a melhorar, mas, hoje, foi uma boa apresentação. O time mostrou personalidade e, após sair atrás no placar, conseguiu virar a partida com muita raça e amor à camisa”, disse o vice-presidente, Alberto Lopes, popularmente conhecido como Cuca.

Na educação, o aulão Pré-Enem, realizado no sábado (20), atraiu dezenas de candidatos à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma última revisão, antes da aplicação da prova. Durante o encontro foram revisadas as disciplinas de português, redação, química, física, matemática, história, geografia e biologia.

Totalmente gratuita, a iniciativa da Prefeitura de Camaçari, através da Sejuv, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude de Camaçari, teve como objetivo oferecer dicas aos candidatos que iam se submeter à avaliação.