Evento em Salvador reúne mulheres de vários países em debates sobre desafios e futuro da Indústria Criativa

O teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe, entre os dias 07 e 09 de dezembro, o evento presencial Conexões Unidas: Mulheres nas Indústrias Criativas, com uma programação gratuita e aberta ao público para compartilhar experiências femininas a partir da vivência de convidadas vindas de diversos países, onde atuam em diferentes setores da indústria criativa, com atividades nas áreas da música, games e audiovisual. Os três dias de encontro foram formatados para proporcionar interação dinâmica, com participação do público no compartilhamento de vivências. 

Os debates começam sempre às 17 horas, com entrada gratuita e transmissão ao vivo (goethe.de/unidas2021). Estão confirmadas as presenças de mulheres do Brasil, Chile, Nigéria, Alemanha e Uruguai. Toda a programação terá traduções simultâneas em português, inglês e espanhol. Em todos os dias após os debates, o evento será encerrado com uma programação cultural para os participantes. 

A programação é dividida em três temas:

  • Dia 07 (Terça-feira): Sexismo nas Indústrias Criativas – Estratégias e soluções; 
    Convidadas: Malu Andrade (Brasil), Margarita Pino (Chile) e Yemisi Mokuolu (Nigéria / Inglaterra).
    Mediação: Pâmela Lucciola (Brasil)
    Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)
    Programação cultural:  Sued Nunes (Brasil) e VJ Ema Ribeiro (Brasil)
     
  • Dia 08 (Quarta-feira): Negócios do Futuro nas Indústrias Criativas – Posicionamento, promoção e networking, formação de comunidades e estratégias de vendas; 
    Convidadas: Iana Chan (Brasil), Alexandra Galvis (Chile) e Merle Bremer (Alemanha).
    Mediação: Val Benvindo (Brasil)
    Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)
    Programação cultural: Lançamento Catálogo ARTE+: Panorama de Artistas Visuais Trans no Brasil (BRA) e DJ Joana (BRA).
  • Dia 09 (Quinta-feira): Inovação e Sustentabilidade nas Indústrias Criativas – Interseccionalidade de linguagens e áreas, representatividade de temas, cases de propostas inovadoras a partir de um olhar de mulheres. 
    Convidadas: Raquel Virgínia (Brasil), Martina Valladares (Chile) e Laia Barboza aka Laia Bee (Uruguai) 
    Mediação: Val Benvindo (Brasil)

Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)
             Programação cultural: Livia Nery & Bagum (Brasil), VJ Ani Haze e VJ Vic  Zacconi (Brasil).

Nosso objetivo é estruturar pontes digitais entre mulheres de diferentes áreas da indústria criativa. Cada convidada contará sua experiência e, em seguida, o público terá a chance de interagir”, explicou a diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Friederike Möschel.

Conexões Unidas: Mulheres nas Indústrias Criativas é realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, por duas unidades do Goethe-Institut, Salvador-Bahia e Santiago do Chile, com o objetivo de contribuir para a profissionalização, internacionalização e fortalecimento de redes multidisciplinares entre mulheres, nas indústrias criativas nas áreas de audiovisual, música e games. O evento tem parceria institucional com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do Governo do Estado da Bahia. 

Fonte: Darana RP