Câmara participa do III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari

A Câmara Municipal de Camaçari participou, nesta quarta-feira (1º/12), do III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari, evento promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur). O encontro teve como intuito integrar a cadeia produtiva, aliando planejamento e capacitação, para potencializar o fomento do segmento como propulsor do desenvolvimento econômico da região litorânea da cidade.

Representando a Casa Legislativa, marcaram presença no fórum o presidente da Câmara, Júnior Borges (DEM), e os vereadores Gilvan Souza (PSDB), Manoel Filho (PDT), Deni de Isqueiro (DEM), Tagner Cerqueira (PT) e Vavau (PSB). Ao prestigiar o encontro, o Legislativo Municipal evidencia o comprometimento e o interesse com o desenvolvimento do potencial turístico da costa, levando em consideração suas belezas naturais e suas riquezas gastronômicas, históricas, artísticas e culturais.

A secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, ressaltou a importância da temática que norteia esta edição do fórum, que é a Tecnologia e a Inovação no Turismo. “Estamos falando de tecnologia e inovação porque entendemos que nossa cadeia produtiva deve estar preparada para evoluir cada vez mais e utilizar recursos que agregam na atuação. Essa é a preparação para a potência que queremos nos tornar dentro do turismo na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país”, revelou a gestora da pasta.

Para apresentar as novidades do universo da tecnologia e inspirar posturas criativas e inovadoras na gestão dos negócios vinculados ao turismo, o evento contou com palestras enriquecedoras, a exemplo das explanações feitas pelo CEO e fundador da RB.Analítica, Christiano Penna; e pela CEO da Go Consultoria, Gabriela Otto. “Neste fórum que demonstra a resiliência do setor turístico, vamos falar de visão estratégica e apresentar dicas práticas para trabalhar com análises de mercado. A tecnologia é um meio, precisamos buscar a automatização sem perder a essência da humanização”, explicou Gabriela Otto.

Os vereadores fizeram uma avaliação positiva do evento, destacando a funcionalidade do planejamento para fomentar e fortalecer o turismo local. O presidente Júnior Borges reforçou a necessidade de imunização da população, para que a curva de contágio continue em decréscimo e a situação de normalidade possa ser restaurada com maior celeridade. “O turismo precisa ser reaquecido e Camaçari tem vocação pra isso. Mas também precisamos estar atentos à segurança, por isso reforço a necessidade de imunização pela população. Tudo isso deve ser considerado nesse contexto de planejamento e de expectativa que temos em torno do turismo na nossa cidade”, declarou.

O vereador Vavau também reconheceu a importância do fórum, afirmando que representa avanços na direção de um turismo bem estruturado. “É muito importante a Câmara, junto com o Poder Executivo, estar fomentando esse fortalecimento do turismo, dando condições aos empreendedores da nossa costa, que precisam desse apoio”, afirmou.

Além dos representantes do Legislativo Municipal e integrantes da pasta de Turismo de Camaçari, o evento também contou com a presença do vice-prefeito José Tude; do secretário de Turismo de Esplanada, Fabrício Pimenta; do superintendente estadual do Banco do Nordeste, José Gomes; do superintendente de Promoção em Serviços Turísticos do Estado, João Henrique Paulilo; entre outras personalidades, além da participação de representantes do trade turístico local, artesãos, ambulantes e empresários do ramos.

Fonte: Câmara de Camaçari