Sedap participará da sessão Mulheres Rurais em Movimento na Câmara nesta quarta (8/12)

Destacar a atuação feminina no meio rural e homenagear algumas de suas personagens. Com esse objetivo, a sessão especial Mulheres Rurais em Movimento contará com a participação da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), reunindo agricultoras, artesãs, pescadoras e marisqueiras de Camaçari. O evento, proposto pela vereadora Fafá de Senhorinho, acontece nesta quarta-feira (8/12), no plenário Osvaldo Nogueira, da Câmara Municipal, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 25.1 da TV Litorânea ou pelo YouTube).

Antônio Falcão, titular da Sedap, participa como um dos convidados da manhã. Na oportunidade, apresenta, de modo resumido, os projetos que vêm sendo realizados pela pasta, e que estão à disposição da comunidade camaçariense na costa e na sede. Além do secretário municipal, são convidados palestrantes, a assistente social Mônica Evangelista, que abordará a identidade e os direitos das mulheres rurais, e Fracisvaldo Amaral Roza, engenheiro agrônomo e diretor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, que vai abordar a capacitação de jovens produtores.

Como convidadas de honra e homenageadas, Rosemma Maluf, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia; Joanilsa da Conceição Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaçari; Solange Borges, idealizadora e coordenadora do projeto “Culinária de Terreiro” com enfoque em turismo cultural e agroecologia; e Neilda Pereira, vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Araticum/Assentamento Pau Brasil I.

Também são convidadas e vão ser agraciadas com homenagem, Marilene Senhorinha da Costa, Presidente da Associação Beneficente Progresso Alameda do Rio; Sandra Monteiro de Jesus Santos, integrante da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Coqueiro de Monte Gordo; as artesãs Míria Santos Oliveira e Antônia Rísia dos Santos Carmo; as pescadoras Ednalva Maria de Sousa dos Santos e Marinalva de Souza Campos Santos; e a agricultora Maria do Carmo de Matos Gomes.