Festejos em homenagem a São Thomaz de Cantuária começam dia 29

Em 7 de janeiro, será celebrado o dia de São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari. Em 2022, as comemorações trazem como tema central, “Pois todos sois um só em Cristo Jesus (Gálatas 3, 26) ”, e a igreja juntamente com a comunidade católica da Diocese de Camaçari irão prestar homenagens ao santo. Por estar em cenário pandêmico, serão tomados os cuidados necessários a fim de evitar a contaminação pela Covid-19.

Os festejos em honra ao santo católico têm início com o novenário, que acontece entre os dias 29 de dezembro e 6 de janeiro, sempre com a missa da Solene Novena, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da @catedraldecamacari. Ainda durante o período do novenário, os fiéis poderão assistir celebrações como: a missa votiva ao santo; santa missa; adoração eucarística – te deum; santa missa da solenidade de Maria, mãe de Deus; santa missa dominical e solene novena.

No dia festivo, 7 de janeiro, a programação será a seguinte: às 5h, alvorada; ofício de São Thomaz de Cantuária, às 6h; santa missa pelas vítimas da Covid-19 e devotos falecidos, às 7h; e santa missa, às 9h. No período da tarde, acontece o momento mais esperado pelos devotos, a solene procissão, com saída às 15h, da Paróquia Santa Luzia, na Gleba C. O cortejo segue em direção à Catedral de São Thomaz de Cantuária, na Praça Desembargador Montenegro, onde, às 17h, acontecerá a santa missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini.

Como forma de ajudar ao próximo e aos que mais precisam, durante os dias do novenário e na data da celebração festiva, os fiéis poderão fazer doações de alimentos e itens de higiene, que serão, posteriormente, entregues às famílias carentes da cidade.

As homenagens ao padroeiro da cidade acontecem com apoio da Prefeitura de Camaçari.