UFBA oferece 50 vagas em graduação de Ciência e Tecnologia em Camaçari

A Universidade Federal da Bahia, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) em Camaçari, oferece 50 vagas para o curso de graduação na modalidade Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência e Tecnologia – 2022.1. Para concorrer, o candidato deverá manifestar seu interesse através do Portal do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em período a ser divulgado por meio de cronograma do Ministério da Educação e Cultura (MEC), publicado em edital na página www.mec.gov.br.

A oferta do BI em Ciência e Tecnologia – 2022.1 da UFBA será diurna e, para concorrer, o candidato precisa ter participado da edição do Enem em 2021 e ter obtido na prova de redação nota mínima de 200 pontos. As aulas acontecerão no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da UFBA, em Camaçari, que fica na Cidade do Saber.

A oferta tem por base a publicação do Termo de Adesão da UFBA ao SiSU – 1ª edição de 2022. O BI trata-se de modalidade de curso em nível superior, destinado à formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e articulados, que também possibilita aprofundamento num dado campo do conhecimento. O Bacharel estará apto a exercer funções em nível de graduação no mundo do trabalho, bem como dar prosseguimento a seus estudos superiores em outros cursos de Bacharelado, Licenciatura ou de Formação Profissional, ou ainda concorrer diretamente a pós-graduações stricto sensu ou lato sensu.

Das vagas para o primeiro semestre de 2022, 25 são de ampla concorrência e a outra metade (25) é reservada para ações afirmativas, assim distribuídas: 11 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 10 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As demais vagas ofertadas compreendem: uma para candidato com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; uma vaga para candidato que, independentemente da renda, tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e uma vaga para candidato com deficiência, autodeclarado preto, pardo ou indígena, que tenha renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O quadro geral de vagas para o Processo Seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UFBA 2022.1 via SiSU pode ser conferido aqui. Outras informações sobre o processo seletivo via SiSU podem ser obtidas no site Ingresso UFBA