Vereador propõe bicicletas ecológicas em Camaçari. Projeto pode substituir veículos que recorrem a tração animal

A Câmara de Camaçari solicitou ao Poder Executivo, através da Indicação Nº 0895/2021, a compra de bicicletas popularmente conhecidas como Ciclolix. Com o objetivo de criar a cultura do descarte adequado dos resíduos, o projeto disponibiliza, para catadores de materiais recicláveis, bicicletas adaptadas para a coleta.

                                                   Foto: Divulgação

As Ciclolix são ecobicicletas coletoras com capacidade para até 450 kg, sinalizadas e adaptadas para atender com mais segurança e dignidade às necessidades dos trabalhadores. Elas têm amassador de latinha e de garrafas PET, estepe, cadeado e corrente, bomba de calibragem e sinalização adequada. Com a Ciclolix, cada catador também ganha um kitLix, com chapéu de proteção até o pescoço, camisa UV, luvas apropriadas e bolsa de guidão.

De iniciativa do vereador Gilvan Souza (PSDB), a matéria contribuiria para diminuir a utilização de veículos que utilizam tração animal.

Ainda encontramos pelas ruas de Camaçari e na zona rural, carroças puxadas por cavalos famintos, sedentos e submetidos a todo tipo de maus-tratos. Conduzidos por homens, mulheres e até crianças despreparadas e sem a menor consciência do respeito devido àquele animal que lhes provê o sustento. Além disso, após uma vida inteira de trabalho excessivo são abandonados para morrer, simplesmente descartados”, sinaliza o texto de justificativa apresentado pelo parlamentar.

Ainda segundo o vereador, a Ciclolix seria uma forma viável de garantir o trabalho e o sustento das famílias que vivem da coleta de materiais recicláveis e, ao mesmo tempo, uma forma de resguardar a saúde e o bem-estar dos animais que sofrem com esse tipo de trabalho. “Vários outros municípios no Brasil já vêm adotando esse tipo de bicicleta para trabalho de coleta de lixo reciclável”, sinalizou Gilvan Souza.

Fonte: Câmara Municipal de Camaçari