UFBA recebe doação de dois terrenos para implementação de campus em Camaçari

O prefeito Elinaldo Araújo sancionou, na manhã desta terça-feira (11), em cerimônia simbólica realizada no auditório da Secretaria de Governo (Segov), a Lei número 1.709/2022, que prevê a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação do campus definitivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para Camaçari.

Com um total de mais de 147 mil metros quadrados (m²), as duas áreas estão localizadas no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara. Após a assinatura da lei, o prefeito Elinaldo fez a entrega do documento ao reitor da UFBA, João Carlos Salles. O gestor municipal destacou a negociação para ampliação provisória de oferta da instituição.

O nosso sonho é que a UFBA tenha aqui a sua sede própria e que aqui seja de maneira definitiva um vetor universitário, que a Região Metropolitana seja forte a partir de Camaçari”.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, reforçou a importância do momento e destacou que o prefeito Elinaldo vai ser lembrado por mais esse gesto e falou diretamente ao gestor. “Prefeito, você está trazendo com atos efetivos, a possibilidade que a Universidade Federal da Bahia prospere nesta cidade”. Ele ainda apontou a necessidade de defender a educação em gestos concretos. “Nós temos aqui o orgulho de sermos essa célula inicial de um projeto de Universidade, que é o lugar especial de produção de conhecimento, de formação de pessoas e formação de cidadania”, finalizou.

As portas abertas da UFBA na perspectiva de trazer o campus para Camaçari, foi lembrada pelo deputado federal, Paulo Azi, que em tempo se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. “Pode contar com a nossa participação e presença em Brasília junto ao Governo Federal, para buscar os recursos e termos a alegria de um dia voltar aqui, estarmos juntos, entregando à Camaçari o seu campus, com sua sede própria, propiciando que os jovens, filho dessa terra, possam aqui ter educação de qualidade, pública, gratuita”, concluiu.

A diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), campus de Camaçari, Maiana Matos, falou do momento festivo para o município. “A gente tem muito que comemorar e celebrar o dia de hoje, porque de fato é um marco para a cidade e para a universidade, isso vai possibilitar a ampliação de oferta de vagas. Então, sem dúvida, vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e diminuir a desigualdade”, afirmou.

A doação à instituição de ensino superior é para construir, implantar e manter um campus universitário em caráter definitivo no município, com a oferta de cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI). O objetivo da Prefeitura de Camaçari ao doar os terrenos é viabilizar a instalação, bem como fomentar a educação no município, que passará a ofertar diversos cursos de graduação, o que é de interesse público e social para a cidade.

Os dois terrenos correspondem a uma área de 84.840,40 m² e outra de 62.370,66 m². Os espaços irão abrigar o ICTI, embrião do campus de Camaçari, que iniciou suas atividades em setembro de 2018.

Participaram ainda da cerimônia o vice-prefeito, José Tude, a secretária de Educação, Neurilene Martins, o pró-reitor de Ensino e Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dilson Magalhães Jr. Estavam presentes a primeira-dama, Ivana Paula, autoridades do executivo e legislativo e representantes da sociedade civil.

 

Fonte: Secom – Prefeitura