Sedes promove ação para facilitar inscrição de camaçarienses no processo seletivo do IBGE

Com o objetivo de estimular as comunidades tradicionais de Camaçari a participarem do Processo Seletivo do Censo do IBGE em 2022, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania realiza, até a próxima sexta (14), a ação Mobiliza Povos Tradicionais, que visa auxiliar e facilitar o processo de inscrição dos candidatos.

                                                   Foto: Tiago Pacheco

O coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio, pontuou a importância de ter munícipes que integram essas comunidades como participantes da seleção e também futuramente na realização do censo. “É importante que as pessoas dessas localidades, sejam inseridas nesse processo, porque o conhecimento delas em relação às comunidades, vai favorecer significativamente o mapeamento dessas regiões”, disse.

Morador da localidade, Marcos Antônio Rocha, se mostrou animado após fazer a inscrição para participar do processo seletivo. “É uma oportunidade que está sendo trazida para a nossa comunidade, principalmente porque várias pessoas poderão participar”, disse.

Também moradora de Parafuso, a jovem Hanna Assis, se inscreveu e parabenizou a ação. “Nem todo mundo tem acesso a informação, então foi muito bom, que essa oportunidade chegou até nós”, falou.

O IBGE selecionará, por meio de Processos Seletivos Simplificados, 208.703 profissionais para atuar no Censo Demográfico 2022. São 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), 18.420 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor (ACS), 183.021 vagas para a função de Recenseador, 1.781 vagas para a função Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) e 31 vagas para a função de Coordenador Censitário de Área.

Para Camaçari, são 280 vagas para Recenseador, quatro vagas para Agente Censitário Municipal, 26 de Agente Censitário Supervisor e três vagas de Agente Censitário de Administração e Informática. Não há vagas para Coordenador Censitário de Área no estado da Bahia. A aplicação das provas ocorrerá no mês de abril.

Fonte: Prefeitura de Camaçari