Sem as tradicionais procissões, homenagens aos padroeiros da Costa de Camaçari seguem até domingo (23)

Vila de Abrantes, Monte Gordo e Jauá realizam ciclo festivo em homenagem a seus Santos Padroeiros: São Sebastião, São Francisco de Assis e Bom Jesus dos Navegantes, respectivamente. As celebrações acontecem de modo a garantir condições de segurança à saúde dos participantes, em função de restrições sanitárias adotadas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na quinta (20/1), em Vila de Abrantes, São Sebastião houve a Missa Festiva na Igreja Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz, às 19h. O acesso ao evento seguiu medidas de distanciamento social e o uso de máscara, respeitando o limite de ocupação do espaço.

Em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro de Monte Gordo, acontece no dia 23/1 (domingo) a 71ª Missa Festiva na Capela de São Francisco de Assis, às 16h. As tradicionais procissões marítima e terrestre foram suspensas esse ano, bem como a parte profana dos festejos que é representada pela lavagem, em função do contexto pandêmico.

No dia 30/1 (domingo), Jauá manteve a procissão a Bom Jesus dos Navegantes. A caminhada percorrerá as ruas da localidade a partir das 7h30, tendo como ponto de partida e de chegada a Igreja São Francisco de Assis, situada na Praça de Jauá, local de celebração da Missa Festiva. A organização do evento indica a necessidade de uso de máscara, bem como o respeito ao distanciamento social durante a procissão.

A Missa Festiva em homenagem a Bom Jesus será retransmitida, por sistema de alto-falante, no entorno da Praça de Jauá. Serão instalados toldos no local visando o conforto dos participantes.

A comunidade de Barra do Pojuca, que tem São Francisco de Assis como padroeiro, optou por não promover qualquer tipo de celebração este ano, em função do atual contexto sanitário.