Mulheres da zona rural recebem 150 kits de absorventes da Secretaria da Mulher

Mulheres representantes e líderes comunitárias da zona rural receberam, nesta quinta-feira (5/5), 150 kits de absorventes arrecadados através de campanha sobre pobreza menstrual durante o evento Pedal Delas, realizado em março, pela Secretaria da Mulher (Semu). A entrega aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Produtores da Agricultura Familiar de Camaçari, localizada no bairro Dois de Julho.

Foto: reprodução/Prefeitura de Camaçari

Na ocasião, uma roda de conversa permitiu um debate sobre saúde menstrual e os enfrentamentos acerca da pobreza menstrual na região. O momento foi uma oportunidade também, para que as mulheres compreendessem a necessidade de diálogos sobre dignidade menstrual. Entre as localidades representadas estão: Pau Brasil, Santa Maria, Alameda do Rio, Massaranduba, Parafuso, Barra do Pojuca, Lagoa Seca, Cordoaria, Jorrinho, Açu e Coqueiro de Arembepe.

Jaciara Santos, uma das representantes e beneficiadas da comunidade Coqueiro de Arembepe, reforçou a importância e a dificuldade de muitas mulheres não terem recursos para a compra de absorventes. “O direito da mulher sobre a higiene menstrual é uma questão de saúde pública. Temos que buscar os nossos direitos, e fico muito grata com esse apoio”, declarou.

A secretária Fafá de Senhorinho, titular da Semu, reforçou que a dignidade menstrual deve ser garantida a todas as pessoas que menstruam. “Fico feliz em saber que a campanha deu certo e hoje estamos aqui fazendo a distribuição dos kits. É muito triste a situação vivida por jovens e mulheres que, pela falta de recursos e conhecimento, não têm acesso aos cuidados básicos de higiene e saúde durante a menstruação. Precisamos romper mitos e continuar transformando essa realidade com ações. Isso é uma questão de direitos humanos”, declarou.