Sesau diz que 57 pacientes internados nas UPAs e PAs de Camaçari aguardam transferência pela Central de Regulação Estadual

Até o dia 10 de maio, 57 pacientes internados nas unidades de urgência e emergência de Camaçari aguardavam transferência da Central de Regulação Estadual para um hospital de referência. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Camaçari.

Nas última semanas várias pessoas têm feito ações nas redes sociais e mídias da cidade pedindo ajuda para conseguir a transferência de parentes ou conhecidos internados nas unidades de emergência e urgência de Camaçari. Sempre os pedidos são direcionados à Secretaria de Saúde e Prefeitura de Camaçari. “Porém, a transferência desses pacientes não é feita pela Regulação Municipal infelizmente. A mesma só pode ser feita pela Central de Regulação do Estado. Pois, é o Estado quem regula essas vagas nos hospitais de referências”, explica Elias Natan, secretário de Saúde de Camaçari.

A Sesau ainda explica que a Regulação Municipal tem autonomia apenas para regular esses pacientes nos serviços próprios ou conveniados com o município. “Digamos que o paciente entrou na UPA e precise realizar um exame específico. Nesse caso, nós da Regulação Municipal é quem fazemos a marcação para rede própria ou conveniada. Mas, quando o caso é de transferência para um hospital de referência somente o Estado pode resolver”, detalha Elba Brito, diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari.