OdontoSesc vai realizar tratamentos odontológicos gratuitos na Costa de Camaçari

Através de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari, Dias D’ávila, Lauro de Freiras e Simões Filho SiComércio, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, traz para costa do município o OdontoSesc. Onde, a partir desta terça-feira (7/6) até o mês de outubro, acontecerão tratamentos odontológicos inteiramente gratuitos para população. Por dia, serão atendidos 20 pacientes.

O prefeito Elinaldo fez questão de acompanhar de perto o primeiro dia de funcionamento da unidade na Costa de Camaçari. “Na Sede temos o CEO que faz todo esse serviço de especialidades odontológicas. A vinda do OdontoSesc para a costa é um grande ganho para a população. A Sesau e o Sesc estão de parabéns pela parceria”, afirmou o gestor.

Instalado num caminhão, o OdontoSesc está no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas, em Arembepe, realizando atendimentos das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, por duas equipes formadas por dentistas, assistentes de consultório odontológico, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e vigilância. No equipamento móvel, além das cadeiras de procedimentos odontológicos, também há toda a estrutura de esterilização de instrumentos cirúrgicos.

Na unidade, serão realizados diversos tratamentos, como restaurações em amálgama e em resina, reconstruções estéticas com pino de fibra de vidro em dentes anteriores, canais de dentes anteriores (canino a canino), raspagens periodontais com ultrassom, radiografias periapicais, prótese parcial removível superior anterior em acrílico provisória e pequenas cirurgias.

Secretário da Saúde, Elias Natan explicou que, “para ser atendido no OdontoSesc, o usuário precisa passar primeiro pela triagem na unidade de saúde de sua localidade. Após essa triagem, ele será encaminhado em dia e horário marcado para ser atendido no serviço. Importante destacar, que o OdontoSesc está aqui para atender toda população da Costa de Camaçari e não apenas de Arembepe”.

Coordenador de Saúde Bucal, Tiago Novais anunciou que, “graças ao empenho do secretário e do prefeito, esse ano implantaremos duas unidades móveis para serviços odontológicos, que atenderão principalmente as áreas rurais, assim como ações de saúde bucal nas escolas”.