Camaçari estreia pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano neste sábado (11)

Se você já teve o sonho de ir aos Estados Unidos (EUA) assistir uma partida de futebol americano e não teve a oportunidade, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) realiza para você. Neste sábado (11/6), a partir das 14h, a equipe baiana estreia no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2022, no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. A entrada é gratuita.

A participação de Camaçari na competição se tornou possível após a parceria entre a Sejuv e a equipe Cavalaria 2 de Julho FA. O acordo, firmado no início deste ano, possibilitou que a preparação e os treinos do time fossem realizados no estádio municipal. Em contrapartida, a equipe garantiu a criação de uma escolinha de futebol americano para atender crianças e jovens carentes, bem como, a promoção do município nas competições regionais e nacionais. Uma seletiva já foi realizada para garimpar talentos na cidade.

A competição nacional é realizada pela Liga Brasil Futebol Americano (BFA). Ao todo, serão 84 jogos na temporada regular, durante 16 semanas. Nos playoffs, serão mais 16 jogos, incluindo Wild Card (espécie de quartas de final), semifinais e finais regionais. No mata-mata nacional, o torcedor da bola oval ainda contará com mais quatro duelos: semifinais e o Brasil Bowl, que é a grande finalíssima da competição. Na somatória total, serão 104 confrontos, em vários estados, na edição de 2022.

A tabela da temporada conta com 40 times divididos em cinco conferências. O time de Camaçari, Cavalaria 2 de Julho FA, é o cabeça de chave do grupo B. Na fase classificatória, o time baiano enfrenta apenas equipes nordestinas. Estreia jogando em casa, contra o Carrancas FA de Petrolina – PE, neste sábado (11/6), a partir das 14h. O segundo e terceiro jogos serão contra o Recife Mariners – PE e o Santana Red Bulls – BA, fora. E volta a jogar em Camaçari, no dia 20 ou 21 agosto, contra o Santa Cruz Pirates – PE.

Nas semifinais nacionais, o campeão do Sudeste enfrenta o campeão do Nordeste. Já o campeão do Centro-Oeste ou campeão do Norte enfrenta o campeão do Sul. Dia 8 ou 9 de outubro acontece a Final Conferência Nordeste. A grande final nacional (Brasil Bowl) acontece no dia 19 ou 20 novembro. O local ainda não foi definido.

GRUPO A

América Bulls – RN
Ceará Caçadores – CE
João Pessoa Espectros – PB
Recife Mariners – PE

GRUPO B

Cavalaria 2 de Julho – BA
Fortaleza Tritões – CE
Natal Scorpions – RN
Recife Apaches – PE
Santa Cruz Pirates – PE
Ufersa Petroleiros – RN

GRUPO C

Carrancas FA – PE
Jangadeiros – AL
Maceió Marechais – AL
Santana Red Bulls – BA
São Bento Snakes – PB
Sergipe Redentores – SE