Ato sustentável realiza plantio de 200 mudas no Parque Verde

Dando continuidade às atividades propostas pelo Festival da Sustentabilidade, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) promoveu nesta quarta-feira (8/6), mais uma ação do programa Restauração de Nascentes, no bairro Parque Verde III.

A iniciativa, dirigida pela Diretoria Ambiental (Diram), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), tem o objetivo de restaurar e proteger a mata ciliar. No local, foram plantadas 200 mudas de espécie nativa de Mata Atlântica e instaladas seis placas de sinalização.

A titular da Sedur, Andréa Montenegro, participou do ato. “Fico muito satisfeita quando participo dessas ações. Estamos aqui, junto com a comunidade, com as crianças que são o futuro da nossa cidade, tentando recuperar algo que quase se perdeu por completo. Que possamos juntos, poder público e comunidade, restaurar mais locais”, salientou.

De acordo com a engenheira ambiental, Loyane Borges, a proposta é conscientizar. “Nossa intenção aqui, desde o início, é sensibilizar os moradores quanto à preservação da mata ciliar, das APPs [Áreas de Preservação Permanente] do Riacho Massaranduba. Escolhemos dois deles, que deságuam no Rio Joanes”, explicou.

Para Marizete Santos, diretora do grupo de Desbravadores Clube Arca do Senhor, a iniciativa mudou a realidade do local. “Estou muito feliz em estar participando desta ação para salvar a nascente. Com a chegada da prefeitura com essas intervenções, só quem ganha é a comunidade. Estou muito satisfeita mesmo”, destacou.

O plantio contou com a presença do Projeto Madrinhas, Grupo de Desbravadores e da Creche Nossa Esperança.