Automóvel que será utilizado na Ronda Escolar é entregue para CIMP na Costa de Camaçari

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, segue realizando investimentos em benefício dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. Na manhã desta segunda-feira (13/6), o chefe do Executivo Municipal realizou a entrega de um veículo modelo S10 para a 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (59ª CIPM), automóvel que será utilizado na Ronda Escolar. O gesto reforça ainda mais a parceria entre o governo municipal e a corporação, potencializando programas que já estão sendo executados e viabilizando novas iniciativas focadas na comunidade escolar.

A entrega do veículo aconteceu na sede da 59ª CIPM, em Arembepe, em cerimônia que também contou com a presença do comandante da unidade, Major André Presa, e da secretária da Educação, Neurilene Martins. Ao fazer uma retrospectiva da atuação articulada da administração pública municipal com a PM, o prefeito Elinaldo agradeceu pelo apoio constante. “Sou muito grato por essa parceria para proteger o nosso povo e hoje, em especial, essa parceria pela segurança dos nossos estudantes. A PM foi muito importante em vários momentos da nossa gestão e continua sendo”, ressaltou.

A secretária Neurilene Martins destacou a relevância desta aliança firmada em prol da segurança das crianças e jovens do município. “Estamos juntos por uma educação transformadora, que reverbere cidadania, que seja norteada pela solidariedade e pela inclusão. Nossos alunos nunca estiveram tão vulneráveis e a parceria com a Polícia Militar neste contexto é inestimável. Trata-se de uma união de forças na luta contra a violência e em defesa do melhor futuro que essas crianças podem ter”, avaliou.

A atuação da Ronda Escolar vai possibilitar que o órgão de segurança esteja cada vez mais próximo das escolas, inclusive agindo preventivamente através de ações práticas de natureza educacional, como na intensificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ação que já vem sendo realizada nas escolas periodicamente. A chegada da Ronda Escolar também oportuniza a implementação de outras iniciativas, a exemplo do Projeto Guardiões Mirins, que converge com a proposta da Seduc de formar uma comissão de líderes estudantis que sejam multiplicadores de boas práticas em suas escolas e comunidades.

O comandante da 59ª CIPM reconheceu a essencialidade da Educação da busca por uma sociedade melhor, afirmando que compartilha com a Seduc o reconhecimento de que não há como instaurar uma cultura de paz sem ações voltadas para os estudantes. “O veículo vai contribuir bastante, dando melhores condições para a nossa atuação junto aos estudantes. Temos dois projetos voltados para este público, que é o Proerd e a Ronda Escolar, e já estamos planejando novas ações. É sempre bom contar com o apoio da prefeitura na busca por esse objetivo em comum, que é um futuro melhor para a nossa sociedade. Seguiremos fazendo esse trabalho, cada vez mais ativos e presentes”, concluiu Major André Presa.