Datafolha: Lula tem 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno

A nova pesquisa Datafolha – contrata pela Folha de São Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022- divulgada nesta quinta-feira, 23, mostrou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 28%, seguido à distância por Ciro Gomes (PDT), com 8%. Depois, dez candidatos aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Numericamente, aparecem à frente André Janones (Avante), com 2%; Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), os três com 1%. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) pontuaram.

Entre os entrevistados, 7% afirmaram que vão votar em branco, nulo ou nenhum e 4% não souberam ou não responderam. A contagem regressiva de 100 dias para o pleito começa na sexta-feira, 24.

De acordo com a Datafolha, nos chamados votos válidos, Lula tem 53%. Votos válidos são aqueles que excluem, no geral, os brancos e nulos. Com essa métrica, utilizada pela Justiça Eleitoral para a contagem final do pleito, o presidente Jair Bolsonaro tem 32% das intenções de votação e Ciro Gomes, do PDT, marca 10%.

Para ganhar no 1º turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será em 2 de outubro e o 2º turno tem previsão para o dia 30 do mesmo mês.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

Segundo a Folha, o cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 25 e 26 de maio. Os pesquisadores do Datafolha foram a campo no mesmo dia em que foi noticiado que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro havia sido preso, na quarta-feira, 22.

Fonte: A Tarde