Caminhada pelo fim da violência contra a mulher abre Agosto Lilás em Camaçari

Na manhã desta segunda-feira (1º/8), a Secretaria da Mulher (Semu) marcou a abertura da programação do Agosto Lilás com uma importante caminhada pelo fim da violência contra as mulheres. As pessoas se concentraram no estacionamento da Prefeitura de Camaçari e seguiram em direção à Praça Desembargador Montenegro. Durante o trajeto, as mulheres carregaram faixas e cartazes, alertando sobre o tema, e dialogando sobre a necessidade de denunciar e quais os canais disponíveis para isso.

A programação no município será realizada com rede intersetorial e apoiadores, composta por ações educativas e preventivas durante o mês de agosto, que fazem referência ao combate à violência contra a mulher.

De acordo com a secretária da pasta, Fafá de Senhorinho, esse tipo de mobilização é fundamental no combate à violência de gênero e na implementação de políticas públicas, mostrando as redes de apoio, debatendo e incentivando a denunciar as várias formas de violência. “Esse ato é só o início. Buscamos mostrar à sociedade, que temos muitas pessoas que apoiam a causa, que são totalmente contrárias a todos os tipos de violência que ocorrem com as mulheres. O ato encoraja mais e mais pessoas a estarem conosco nas próximas ações”, declarou a secretária.

A colaboradora Elaine Costa, presente no evento, relatou a importância de participar dessas ações e das pessoas terem conhecimento sobre todos os tipos de violência contra a mulher e como enfrentá-los. “Esse é um mês importante que aborda essa temática. É necessário mesmo ter essa grande mobilização das mulheres e de toda a comunidade. Essa caminhada é apenas uma pequena demonstração de que as mulheres que sofrem violência não estão sozinhas”, afirmou.

A psicóloga Camila Queiroz falou da importância de divulgar as redes de enfrentamento e esclarecimento sobre os tipos de violência. “A violência contra a mulher é uma das formas de violação do direito da mulher. Essa campanha é de extrema importância para alertar as mulheres e toda a comunidade que existem políticas públicas para combater, auxiliar, esclarecer e enfrentar todos os tipos de violência. Nem toda violência deixa marcas”, fortaleceu.

O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completa 16 anos no dia 7 de agosto. A campanha, que ocorre em todo o país, busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica.