Monitoramento da COVID-19 nas escolas públicas de Camaçari soma 7 casos em 4 unidades

A Secretaria de Saúde de Camaçari, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está realizando nas escolas públicas do município o projeto de testagem “#partiuescola” que tem por objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar por meio da testagem de funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino.

A iniciativa prevê a realização de inquéritos seriados (“ciclos de testagem”), possibilitando o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico e adoção das medidas de prevenção e controle COVID-19.

Caso haja resultados positivos para a Covid-19, protocolos sanitários como medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes e funcionários serão feitos pelo município.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan explica que, “para esse primeiro ciclo foram elegíveis 12 escolas da rede de ensino municipal e 01 escola da rede de ensino estadual. Serão testadas aproximadamente 1.500 pessoas entre funcionários e estudantes”.

Diretora da Vigilância à Saúde de Camaçari, Alcione Vasconcelos ressalta que, “esse projeto nos ajudará a tomarmos medidas rápidas no caso do surgimento de novos casos positivos de forma a evitar uma transmissão em cadeia na unidade escolar”.

Até o momento o projeto já aconteceu nas seguintes unidades escolares:

– Colégio Estadual Profª Nadir em Fonte das Águas– 113 pessoas testadas e 3 casos positivos para Covid-19.

– Escola Municipal Aloísio de Oliveira em Monte de Gordo – 20 pessoas testadas e 2 casos positivos para Covid-19.

– Escola Municipal Conceição de Maria em Parafuso – 44 pessoas testadas e 1 caso positivo para Covid-19.

– Escola Municipal Denise Tavares – 102 pessoas testadas e 1 caso positivo.