Saiba como agendar uma visita ao Museu UNICA, em Camaçari

Com cerca de 40 diferentes experimentos de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas, mecânica e energia e mais de 50 jogos matemáticos, quadros de ilusão de óptica, laboratórios de química e de tecnologia, o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente, instalado na Cidade do Saber, é um lugar ideal para os amantes da ciência e tecnologia, além de servir para que estudantes possam descomplicar e ver de forma prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O acervo conta ainda com um memorial do Polo Industrial de Camaçari.

A visitação é recomendada para pessoas com idade a partir de 7 anos. O agendamento deve ser feito através do e-mail: agendamento.unica@camacari.ba.gov.br com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O grupo precisa ter, ao menos, 10 pessoas. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, devendo chegar com 15 minutos de antecedência e apresentando a confirmação do agendamento.

O uso de máscara é obrigatório, cobrindo nariz e boca, assim como a apresentação do cartão de vacina contendo dose de reforço contra a Covid-19. É orientado ainda, a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel. Não é permitido entrar no local com bolsas, mochilas e qualquer tipo de alimento.

Administrado pela prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), o Museu UNICA ocupa uma área de 300 metros quadrados e as visitas são guiadas por mediadores e educadores. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e à ciência, além de estimular a curiosidade e a prática de pesquisa.

A taxa de visitação custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), que é voltada para estudantes da rede privada e universitários. A entrada é gratuita para grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem finalidades lucrativas; professores, coordenadores, diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas federais, estaduais ou municipais.