Guias de turismo participam de visita técnica na Aldeia Hippie de Arembepe

Para apresentar a Aldeia Hippie de Arembepe como um produto turístico, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), levou 15 guias ao local nesta segunda-feira (23/10). A visita técnica foi realizada em parceria com Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur), com o objetivo de vender o serviço às pessoas que chegam para visitar o estado.

 

A apresentação foi feita pela subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, que, na oportunidade, destacou o trabalho da gestão municipal. “Hoje, a gente, realmente, se coloca como um destino turístico e nada melhor do que trazer pra cá quem está diretamente ligado ao turista, que são os guias. Então, nesse sentido, essa é uma das primeiras ações reais nossas, com um produto pronto. E por que a Aldeia Hippie de Arembepe? Porque é a única habitada do mundo e todos ficam encantados, pois tem cultural, sustentabilidade, agricultura, artesanato e música”, pontuou.

Foto: Franklin Almeida

O presidente da Associação da Aldeia Hippie de Arembepe, Caiami Januário Menezes Nascimento, falou sobre a ação. “É de extrema importância colocar à aldeia hippie nesse roteiro turístico de Camaçari, pois traz renda, melhora a qualidade de vida e proporciona uma nova vivência, com um olhar para o turismo. E esses guias vêm trazer essa combustão, essa energia, para poder somar e trazer mais pessoas para nos visitar. Estaremos prontos para atender da melhor forma e tornar a experiência agradável para que eles retornem sempre”. Ao final, ele lembrou que o local possui 34 casas.

 

Os guias de turismo, que participaram da visita técnica, são de Salvador e um deles, Elielson Nunes, 47 anos, falou sobre a experiência. “Já vim aqui outras vezes, mas confesso que fiquei impactado com algumas novidades que a prefeitura está trazendo pra cá e achei de suma importância. Porque, senão, passa despercebido para os turistas. Antes dessa visita, nós não tínhamos como apresentar o lugar, porque passávamos por aqui e íamos direto para Guarajuba ou outras partes da Costa de Camaçari e, agora, essa visita está dando outro norte e nos fazendo conhecer mais desse produto fantástico, que é, praticamente, o único no Brasil. Com certeza, traremos turista pra cá também”.

Foto: Franklin Almeida

 A presidente da Singtur, Rivanete Rodrigues, destacou que o órgão tem buscado essas vivências. “Estamos à procura de um produto novo para ser vendido às pessoas que vêm visitar Salvador e toda a Bahia. Então, hoje em dia, o turista procura muito por um produto que ele possa participar da vivência e verificar como acontece a sustentabilidade no lugar. E gente tem percebido que Camaçari cresceu muito na divulgação do seu destino”, finalizou.

 

Ainda, de acordo com a Setur, haverá outras ações como esta em outros pontos da cidade, como, por exemplo, o Quilombo de Cordoaria e as praias do município, situadas nos 42 quilômetros (km) de orla, com o propósito de consolidar Camaçari como um grande destino turístico.

Foto: Franklin Almeida

Por meio de obras realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), na Aldeia Hippie de Arembepe foram construídos banheiros, academia e parquinho. O espaço receberá ainda um deck e o barracão será requalificado.