Gestantes assistidas pelo Cras Verde Horizonte recebem kit enxoval

Com a finalidade de promover interação, compartilhar informação e experiências, sobretudo, situações relacionadas ao período gestacional, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Verdes Horizontes realizou, nesta quinta-feira (26/10), mais um encontro do Grupo de Gestantes. Na ocasião, 13 assistidas, que já completaram 32 semanas de gestação, receberam o kit enxoval. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

O encontro, que aconteceu na quadra da Escola Municipal Virginia Reis Tude, também abordou o tema do Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo do útero – e contou com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesau).  Na ocasião, as futuras mamães assistiram a uma palestra sobre prevenção das referidas doenças e puderam fazer testes rápidos oferecidos pela equipe da unidade de saúde do bairro.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, participou do encontro e, na oportunidade, falou que,  “estamos mais uma vez aqui acompanhando a entrega do kit enxoval e, como eu sempre digo, é motivo de alegria. Porque a gestão está entregando para essas futuras mamães vários itens que são essenciais nos cuidados com o bebê”, falou.

A agente de saúde no município, a enfermeira Eriane Silva, ministrou a palestra e falou sobre a importância da ação. “Esse momento foi muito importante porque trouxe um alerta sobre essas doenças, que acometem as mulheres, a prevenção e o diagnóstico precoce”, disse.

Grávida de um menino, a dona de casa Valdirene Conceição, contou que ainda não havia comprado nada para o bebê. “Esse enxoval ajuda muito mesmo. Eu ainda não comprei nada para o meu filho. Agora vou ver o que vai precisar para complementar. Porque vem bastante coisa no kit e é muito bom mesmo. Os produtos são de qualidade”, afirmou agradecida.

A espera da primeira filha, Francisca Edilene Alves, afirmou que o kit enxoval vai ajudar bastante. “Eu comprei algumas coisinhas, mas o kit vem bastantes coisas e é uma ajuda grande pra gente”, falou.

O kit enxoval é composto por itens essenciais para os cuidados diários com o bebê, como banheira, toalha de banho, fraldas, mamadeira, cueiro, manta, mosquiteiro, meias, entre outros, e é entregue às gestantes pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O benefício eventual de natalidade é assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que integra o Programa Municipal Mão Amiga.