O casamento é sem dúvidas um dos momentos mais especiais que um casal vai vivenciar e para isso ele deve ser planejado até nos mínimos detalhes. É nesse momento que começa a tarefa do cerimonialista, o trabalho deles é essencial para que tudo ocorra como foi desejado e para falar melhor sobre os desafios dessa profissão, fizemos uma entrevista com quatro super cerimonialistas. Querem saber mais? Continuem lendo essa matéria!
Nossa primeira entrevistada é Fernanda Paixão. Fernanda Paixão Assessora e Cerimonialista de Eventos, decidiu empreender nesta área após algumas frustrações no seu próprio casamento, por não ter tido uma assessoria várias coisas fugiram do planejamento e no final só restou muita frustração. “A partir dessa experiência, fiz da minha dor o meu propósito. Minha missão é jamais permitir que meus clientes passem por essa frustração. Trabalhamos com muita paixão, desde 2011, para que as experiências vividas pelos nossos clientes possam resultar em memórias incríveis e apaixonadas.
NM- Quando você começou a organizar festas e eventos, o que mais te encantou neste mercado?
FP-A forma apaixonada como os meus clientes reagem a nossa entrega. O sentimento de relevância e de dever cumprido traz muita realização pra mim.
NM- Qual a importância de um Cerimonial em um Casamento?
FP-Costumo dizer que o Cerimonial é a MOLA MESTRA de um evento, essa expressão diz sobre ser a base propulsora, o fio condutor para levar a algum outro ponto mais acima do qual estamos, o que impulsiona na direção correta para alcançar algo novo, melhor ou superior. Somos o elo que une a expectativa dos clientes, fornecedores comprometidos e o resultado: Eventos Apaixonantes!
NM -Como você faz para estar sempre a par do que é tendência?
FP-Todo profissional que quer alavancar o seu capital intelectual precisa estudar. Ao longo desses anos fiz muitos cursos sobre eventos e nos últimos meses tenho me dedicado a fazer mentorias com profissionais com expertise em eventos.
NM-Quais são as características mais importantes para um cerimonialista, na sua opinião?
FP-Alinhar o conhecimento técnico e o comportamental as famosas Hard Skill e Soft Skill. Não é só o saber fazer, ser tecnicamente habilidoso, mas saber lidar com pessoas e ser assertiva na comunicação, dirimindo ruídos e alcançando as negociações mais favoráveis para o sucesso do evento.
NM-Por mais que haja planejamento, um evento sempre pode passar por imprevistos. Durante a sua trajetória no mundo dos eventos, há alguma história que te marcou por gerar aprendizado através de um momento de dificuldade?
FP-Uma vez, fizemos um casamento e a decoradora havia sugerido que o bolo ficasse “flutuando”, para isso, seria necessário prender o suporte do bolo com cabos de aço no teto para causar esse efeito. Contudo, essa ideia eu sempre indico quando o bolo é cenográfico, o famoso bolo fake, de isopor (risos), o dessa cliente em específico era todo verdadeiro. Eu questionei, porém a Decoradora conseguiu e encantou a cliente com a sua ideia “extraordinária”. No dia do Casamento, quando estávamos no meio das fotos protocolares, o cabo de aço partiu e o bolo caiu no chão, a Noiva ficou super decepcionada com a decoradora. De lá para cá, sempre que surgem essas ideias mirabolantes eu sempre conto essa história para enfatizar a importância de analisar todos os pontos criteriosamente antes de decidir por esses tipos de projetos.
NM -Qual conselho você pode dar aos iniciantes nessa carreira?
FP-Estudem, busquem conhecimento, entendam o quão importante é administrar os sonhos das pessoas. Prepare-se para ser extraordinário no que você entrega. Responsabilidade acima de tudo!
NM-Se puder, expressar o sentimento de trabalhar com Festas e Eventos, em uma frase, qual seria?
FP-“Vou parafrasear Raul Seixas:
Afinal, “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”Esse é a nossa missão, sonhar juntos e trabalhar para que se torne uma realidade apaixonante!
Obrigada Nossa Metrópole por esse lindo convite. Me senti muito honrada por essa participação.”

……………………………………………………………………………………………..
Nossa próxima convidada é Vaneide Cardoso. Vaneide que atua na área há 20 anos, sempre gostou deste universo, na adolescência fazia questão de fazer suas próprias festas de aniversário, e quando embarcou profissionalmente como organizadora de eventos,foi por convite de uma conhecida,que disse na época que ela tinha o perfil,por gostar das coisas organizadas e por ser uma pessoa confiante,a contratou para fazer o casamento do filho dela,a partir daí, Vaneide tomou gosto pelos eventos.” Minha felicidade era ver que eu podia ajudar na felicidade de outras pessoas,pontua Vaneide.
NM-Qual a importância de um Cerimonial em um Casamento?
VC- O cerimonial em um casamento ou outro tipo de evento, faz toda a diferença, pois é através deste profissional que o evento pode alcançar os resultados esperados de acordo com o que foi planejado. A Assessoria é como o maestro da orquestra.
NM-Como você faz para estar sempre a par do que é tendência?
VC- Faço pesquisas, me conecto com outras assessoras,e busco sempre estudar e participar de eventos para fornecedores do mercado de eventos,mas tem algo que sempre digo aos meus clientes,o casamento precisa ter essência,identidade. Não adianta tantas tendências e não ter a persona do cliente.
NM-Quais são as características mais importantes para um cerimonialista, na sua opinião?
VC- Comprometimento,empatia,simpatia, segurança no que faz, habilidade com gestão de conflitos, ética, e amor pelo que faz.
NM- Durante a sua trajetória no mundo dos eventos, há alguma história que te marcou por gerar aprendizado através de um momento de dificuldade?
VC- Sim,imprevistos sempre acontecem, como dizia meu professor da faculdade,eventos é lidar com eventualidades que venham a ocorrer. Na verdade eu sempre falo para os meus clientes que não sou Cerimonialista,kkkk. Pois Cerimonialista tem limitações,sou Gestora de Eventos,apta para lidar com qualquer situação. Certa vez em um casamento faltou refrigerante, discretamente chamei o noivo e comuniquei,ele ficou sem saber o que fazer,eu então falei a ele,eu resolvo,e sair nos mercados próximo ao espaço de eventos para comprar refrigerantes,comprei uma quantidade razoável para levar o final da festa,e depois o noivo acertou comigo,e já houve vários outros imprevistos em diversos eventos, como não ter prato para servir o bolo,faltar água, banheiros de espaço sujo,e eu precisar ajeitar. Como Gestora de Eventos,não deixo meus clientes passar por apertos, ajudo como gostaria que me ajudassem se fosse comigo. Pra mim não é só dinheiro,é compromisso,amor.
NM-Qual conselho você pode dar aos iniciantes nessa carreira?
VC- Aos iniciantes no mercado de eventos,digo que façam o que se propuseram a fazer com excelência,buscando estudar e se profissionalizar de verdade, pois muitos vão no YouTube e já acham ser profissionais, e acabam prostituindo o mercado,não sabendo nem mesmo precificar os serviços oferecidos,ou a importância de saber que não existe uma Assessoria do dia. Invistam em conhecimento.
NM-Se puder, expressar o sentimento de trabalhar com Festas e Eventos, em uma frase, qual seria?
VC- Desafio

…………………………………………………………………………………………………..
“Tudo começou durante o processo do meu casamento, eu achava que conseguia dar contar e não precisaria contratar ninguém. Foi o pior erro da minha vida!
Minha lista de convidados, e tudo que foi preparado era para 150 pessoas, apareceu 300!
Foi desesperador e muito vergonhoso. Não experiementei o bolo, os doces e nem a comida, apenas queria sair daquele lugar,” relata Jeisa Alves, CEO do Nunes Cerimonial, nossa próxima entrevistada.
NM-Quando você começou a organizar festas e eventos, o que mais te encantou neste mercado?
JA-O que mais me encantou foi possibilitar as noivas, a experiência de curti a festa, comer e dançar. Vi que foi possível viver a festa de casamento com leveza, e muita organização.
NM-Qual a importância de um Cerimonial em um Casamento?
JA-Para evitar, traumas (como o meu), prejuízo, desorganização e gerar economias.
NM-Como você faz para estar sempre a par do que é tendência?
JA-Muita pesquisa de mercado, e curso de aperfeiçoamento.
NM-Quais são as características mais importantes para um cerimonialista, na sua opinião?
JA-Saber ouvir! Sem dúvida isso é a maior ferramenta de todo assessor.
NM-Há alguma história que te marcou por gerar aprendizado através de um momento de dificuldade?
JA-Tive um casal, que chegaram até mim com um fornecedor problema. Diante disso me neguei a fazer o casamento e informei ao casal que poderia ajudar indicando outro profissional da minha área para acompanhar eles na trajetória.
Eles choraram, e me imploraram para fazer o casamento. Então me comoveu, por saber também que o fornecedor não iria realizar o pagamento da quebrar de contrato. Decidir seguir com eles na organização, óbvio, com os meus termos.
Durante todo o projeto, foi tudo lindo, bem desenhado e quem olhava diria que não haveria erros. No dia foi um terror!
O profissional da iluminação um dia antes do casamento declarou falência, os noivos ficaram desesperados, liguei para o profissional e me garantiu que no dia do evento estaria presente, assim aconteceu.
O fornecedor problema era para chegar na montagem ás 08h, foi chegar 12:30, sendo que o casamento estava marcado para 14:30h. Depois de muita ligação ele chegou. Não cumpriu nada que estava no contrato, e ainda por cima não tinha flores nem para buquê da noiva, tive que me virar nos 300 e fazer o buquê dela. (O dia que aprendir a fazer buquê rs). O fornecedor de iluminação, me chamou e falou que era para a noiva colocá-lo na justiça, pois ele não iria conseguir entregar a pista Paris e nem o painel de led.
Pense em um momento tenso!
Primeiro: Os noivos contrataram uma professora de dança só para dançar em cima da pista. Segundo: Durante o dia o noivo foi até o espaço para ensaiar no local onde a suposta pista de dança estaria.
Então não existia cogitar em avisar ao noivos que não teria pista!!! Entrei em ação, liguei pra todos os fornecedores de iluminação que eu saberia que iria nos ajudar, e conseguimos a pista. Tudo foi montando durante a cerimônia sem os noivos saberem, e tudo que aconteceu eles não souberam de nada.
Passou o evento, entregamos depois de muita luta. Na reunião final, foi que os noivos realmente descubriram tudo que aconteceu e o que faltou no dia do casamento. Eles me agradeceram, choraram e me abraçaram dizendo que se não fosse a gente, não teria solução e seria um desastre.
Ali descubri que o meu trabalho vai além do dinheiro e que realmente faz a diferença no dia especial.
NM- Qual conselho você pode dar aos iniciantes nessa carreira?
JA-Não existe evento simples! Quanto menor for, mas observado e cobrado você será.
Segundo: Nunca é apenas mais um evento. É o dia que foi muito planejado por alguém!!
NM-Se puder, expressar o sentimento de trabalhar com Festas e Eventos, em uma frase, qual seria?
JA-Eu digo que trabalhar com evento é viver sempre lembrando que momentos são inesquecíveis e que as pessoas são importantes.

……………………………………………………………………………..

“Bom, já começo falando que nunca imaginei ser cerimonialista, não venho de família de empreendedores. Em 2018 eu me casei e ao precisar desse serviço e ter também que lidar com a organização desse sonho eu comecei a me imaginar atuando. Neste mesmo ano falei para a cerimonialista do meu casamento que eu estava encantada e pedi a ela que me desse um curso. E assim foi! No ano seguinte ela entrou em contato e fizemos 🥰. Pós curso, montei equipe com amigas bem proximas com propósitos alinhados aos meus e fomos paradas pela pandemia antes mesmo de começar. Porém neste momento aproveitei pra estudar e seguir referências do mercado e quando os eventos foram liberados começaram a chegar as noivas e desde o primeiro foi um sucesso”, declara Bruna, nossa homenageada.
NM-Quando você começou a organizar festas e eventos, o que mais te encantou neste mercado?
BA-O que mais me encantou foi a sensação de prazer e satisfação ao servir em algo tão sagrado para mim que é o casamento !
NM-Qual a importância de um Cerimonial em um Casamento?
BA- Como costumo dizer: O cerimonial tem que ser prioridade para quem quer ter um evento de sucesso. Nosso serviço torna o dia mais leve e sem preocupações.
NM-Como você faz para estar sempre a par do que é tendência?
BA- Estudo muito, leio, estou sempre em movimento, me conecto com outros fornecedores do ramo e busco acompanhar todas as novidades que podem agregar valor.
NM-Quais são as características mais importantes para um cerimonialista, na sua opinião?
BA- Empatia, escuta ativa e proatividade.
NM-Por mais que haja planejamento, um evento sempre pode passar por imprevistos. Durante a sua trajetória no mundo dos eventos, há alguma história que te marcou por gerar aprendizado através de um momento de dificuldade?
BA-Existem várias dificuldades que ocorrem nos bastidores que viram aprendizado, mas nunca vou esquecer o dia em que a pilha do microfone do celebrante falhou e eu fui salva por outro profissional que estava no local. No início algumas experiências como essa foi me guiando para várias precauções que tenho hoje.
NM-Qual conselho você pode dar aos iniciantes nessa carreira?
BA-Conselho: Se for pra pecar que seja pelo excesso! Todo evento é único e nada pode fugir do controle. Sendo assim, seja prudente e faça tudo como você gostaria que fizessem no seu.
NM-Se puder, expressar o sentimento de trabalhar com Festas e Eventos, em uma frase, qual seria?
BA- Servir famílias é oportunidade de estar a serviço de Deus!
………………………………………………………………………………………….
Gostaram da nossa entrevista? Querem saber um pouquinho mais sobre como funciona o trabalho das meninas? Que tal acompanhá-las em suas redes sociais? e sigam nosso site e instagram, que temos sempre as melhores entrevistas para vocês!
Instagram:
Fernanda Paixão: @fernandapaixaocerimonialista
Vaneide Cardoso:@vaneidecardosoo
Jeisa Alves:@nunescerimonial
Bruna Aquino: @brunaaquinocerimonial